Todo maçom é um líder em sua comunidade familiar e profissional e esta é uma das principais razões pela qual é convidado. Liderança que foi sendo adquirida ao longo do tempo, na luta diária e por força das circunstancias que lhe são impostas pelo mundo profano.
Mas quando de sua iniciação, como aprendiz, ele começa do zero, subordinado a uma hierarquia de graus que vão sendo galgados, de acordo com as instruções e os interstícios.. Não existe nenhuma instrução ou preparação para o treinamento de lideranças maçônicas, fundamentadas na doutrina, na filosofia, na moral e na ética maçônica.
Não se preparam os obreiros para atuarem no mundo profano como líderes, como fazem os partidos políticos, as Igrejas e os clubes de serviços como Rotarys e Lions. Cada um que busque utilizar os conhecimentos já adquiridos antes de ingressar na Ordem e procure se destacar da melhor maneira, tanto no âmbito da Maçonaria como na sociedade.
Seria importante preparar melhor os nossos obreiros para atuarem como líderes e para tanto é preciso criar em cada potência uma Escola de Preparação de Líderes. Desta forma teremos excelentes lideres maçônicos atuando no mundo profano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário