abril 14, 2021
SABE DE ONDE VEM O SEU SOBRENOME ?
Você com certeza já ouviu falar do famoso cientista judeu Alberto Pedroso ou do pai da psicanálise, Sigismundo Alegria. Se for brasileiro, certamente já ouviu falar do famoso Rabino Henrique Oliveira. Em tempos mais antigos os nomes e sobrenomes normalmente eram traduzidos quando você mudava de pais, embora hoje, já não tenhamos mais tal costume.
Alberto Pedroso é a tradução do nome Albert Einstein, Sigismundo Alegria é a tradução de Sigmund Freud, e Henrique Oliveira é a tradução do nome do famoso Rabino Henry Sobel. Como você pode ver, em suas línguas originais, estes nomes e sobrenomes não são tão cheios de pompa como parece para nós, à primeira impressão. Em seus países de origem estes nomes soam exatamente como nesta tradução para o português.
É engraçado que quando um judeu (Ben Anussim) com sobrenome Oliveira, Machado, Moraes ou Guimarães aparece, as pessoas duvidam de sua judaicidade e chegam a pensar, de primeira impressão que são católicos. Entretanto é fato histórico, que muitos, pra não dizer a maioria, dos brasileiros e portugueses com estes sobrenomes tem tanto ou até mesmo mais sangue judeu que os famosos Hoffman (Lavrador), Mayer (Fazendeiro), Goldstein (Minerador de ouro), Zimmermann (Carpinteiro), Silverstein (Pedra de prata), Roth (Vermelho), Krantz (Coroa), Baumann (Agricultor) ou Handel (Comerciante).
Assim como muitos Oliveira ou Pereira não tem uma só gota de sangue judeu, também incontáveis Hoffman ou Goldstein a não tem. Muitos dos sobrenomes germânicos e de outras origens ashkenazi tem equivalentes a sobrenomes muito comuns em descendentes de judeus portugueses. Exemplos muito interessantes são nomes como Pedroso (Einstein), Rocha (Stein) ou mesmo Oliveira (Zait, Zaiten, Zeiti, Zveibel, Zeituni, Zvibel, Svibel, Sobel). Nenhum destes se encontra no Tanach (Bíblia Hebraica) e nem mesmo entre os sobrenomes dos judeus na Antiguidade (até porque os judeus não usavam necessariamente algo que se possa chamar de sobrenome). Todos estes são nomes adaptados com o tempo (ou forçados com as circunstâncias, em especial com a Inquisição), que não tem nada de essencialmente "judaico". O que muda destes sobrenomes tidos por judaicos e os portugueses? Apenas o idioma.
De acordo com a tradição da família Oliveira (Olivarez, Oliva, Benveniste, Bienveniste, Benvenist, Del Medico, Epstein, Horowitz e Segall), pouco antes da destruição de Jerusalém em 70 E.C., uma família de Levitas descendentes de Corá, filho de Yitzhar (Izar), filho de Qehat (Coate), filho de Levi, descendente do profeta Samuel, fugiu de Arimatéia (antiga Ramatayim Tzofim, hoje Rantis, Cisjordânia) e se dirigiu para a península ibérica (Hispania Romana ou Sefarad, para os judeus), fixando-se no que viria a ser conhecido como Gerona, atualmente na Catalunha. Com o passar de vários séculos, e com o irrompimento da Inquisição na Idade Média, essa família, que na ocasião tinha o sobrenome BENVENISTE, mudou-se para Cávia (Oliva-Cávia) e posteriormente para o norte de Portugal, região do Minho, e, para marcar o local de origem e o clã levítico ao qual pertencia a família, idealizaram um sobrenome parecido a um criptograma: oLiVeYra, ou Oliveira, por tem as consoantes de LEVY. Por serem descendentes de Yitzhar (Izar) ou Izaritas (Yitzhar, em hebraico, que está relacionado ao óleo de oliva), e pelo fato de que a oliveira produz o fruto do qual de extrai o azeite antigamente utilizado na unção sacerdotal, tal sobrenome OLIVEIRA era bastante apropriado.
A seguir, vejamos a árvore genealógica da família de Levitas descendentes de Yitzhar, de Ramatayim Tzofim, região de Efrayim, da qual provém a família OLIVEIRA, contada de Shmuel (Samuel) para trás:
"Shmuel (profeta Samuel), filho de Elqanah (Elcana) e sua esposa Hanna (Ana), filho de Yerohham, filho de Eli'el, filho de Toahh, filho de Tzif, filho de Elqanah, filho de Mahhat, filho de Amasai, filho de Elqanah, filho de Yo'el, filho de Azariah, filho de Tzefanyah, filho de Tahhat, filho de Assir, filho de Aviasaf, filho de Qórahh (ou Corá) Ha-Levy, filho de Yitzhar (Izar), filho de Qehat, filho de Levy, filho de Ya'aqov (Yisra'el), filho de Yitzhhaq (Isaac), filho de Avraham, filho de Térahh, filho de Nahhor, filho de Serug, filho de Re'u, filho de Péleg, filho de Éver, filho de Shélahh, filho de Qeinan, filho de Arpakhshad, filho de Shem (Sem), filho de Noahh (Noé), filho de Lámekh, filho de Metushélahh (Metusalém), filho de Hanokh (Enoque), filho de Yéred, filho de Mahalal'el, filho de Qeinan, filho de Enosh (Enos), filho de Shet (Sete), filho de Adam (Adão), filho de Deus."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário