maio 22, 2021

A MINHA, A SUA E A OPINIAO ALHEIA - Newton Agrella




Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. É um dos mais respeitados intelectuais maçônicos do país e colaborador deste blog.

Por definição clássica, a expressão "Formador de Opinião", teoricamente refere-se a alguém que tem o poder e a capacidade de conduzir, influenciar e até mesmo de modificar a opinião e o pensamento de outras pessoas, nos mais variados campos das atividades humanas.

Formadores de Opinião, no entanto, não se pautam exclusivamente, pelo caráter individual e dialético de suas idéias e tampouco vêem-se investidos de algum espírito crítico e autocritico, em questões que mereceriam uma análise impessoal, isenta e sem  qualquer viés subjetivo ou doutrinário.

O que se percebe com maior incidência é aquele intitulado "Formador de Opinião", contratado por empresas, especialmente para assessoria de imprensa, publicidade e jornalismo, que se prestam a oferecer seus discursos e opiniões ao sabor das necessidades dos contratantes.

A tentativa de construção ou desconstrução de imagens e conceitos no campo político, social, moral, ecômico ou cultural, tem sido a tarefa mais frequente destes "profissionais"  cuja lâmina tem o poder de cortar e extirpar estruturas, ao sabor de intenções ocultas.

Não vai aí, nenhuma hipotética teoria da conspiração.

Essa estratégia encontra abrigo   nos braços de grandes corporações, cuja dinâmica e capacidade de se instaurar na mente de uma considerável parcela da população, tem sido instrumento de valor inestimável.

É claro que a liberdade de expressão é um direito legítimo e inalienável, e todos temos que preservá-la.

A circunstância porém, se torna um problema sério, quando a massificação ou extratificação de uma idéia a ser emitida pelo "Formador de Opinião"  se repita monocórdicamente, e a passos mancos ou sob olhar caolho que crie amarras na liberdade de pensamento de um povo.

Todos temos o direito de pensar, porém nem todos são livres pensadores. 

Pensar com a barriga é um caminho curto e inconsistente que não exige raciocínio. 

Refletir e desenvolver um espírito crítico sobre as necessidades, faria com que a maioria dos "Formadores de Opinião" buscassem outra atividade.  


O que causa medo e desconforto é o descompromisso com as aspirações e necessidades que atendam a um povo marcado pela ignorância e por um inequívoco  descomprometimento com a Educação.


*NEWTON AGRELLA*

Nenhum comentário:

Postar um comentário