Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Um dos mais respeitados intelectuais da maçonaria no Brasil.
É interessante que várias expressões maçônicas são frequentemente ouvidas pelos obreiros, contudo algumas delas soam pouco familiares à sua compreensão.
Este é o caso, por exemplo, de "Edifício Social".
Eis um termo que deveria ser mais explorado, analisado e estudado pelos Maçons.
A bem da verdade, "Edifício Social" é uma terminologia que começou a ganhar vulto com o advento da Maçonaria Especulativa.
Seu significado faz uma clara referência ao "modus operandi", isto é; à Maçonaria Operativa, cuja atividade se baseava nas "construções físicas e civis".
O legado deixado como um simbolismo à "Maçonaria Especulativa" foi o de alicerçar-se filosoficamente na construção do "edifício social ideal" inspirado no aprimoramento humano de caráter moral, e intelectual, sem deixar é claro de se preocupar com o lado espiritual e esotérico que compõem o seu arcabouço.
Gradativamente a construção do "edificio social" foi alargando margens, superando barreiras e caracterizando a Maçonaria como um fórum ou uma "sociedade de pensamento" , de caráter cosmopolita, preservando contudo seus segredos seculares.
Esse "edifício" ganha maior legitimidade quando o homem passa a se dedicar ao seu trabalho de aperfeiçoamento interior através do Simbolismo de natureza racional, espiritual, cultural e evolucional, visando sempre a prática do bem e do cultivo da Virtude.
A Maçonaria é antes de tudo um local para o compartilhamento de idéias, conhecimento e de crescimento conjunto e individual.
Cabe registrar que o "edifício social" é erigido para que através de seus atributos o homem possa desenvolver sua dignidade combatendo todas as formas de injustiça, conspirações ideológicas, vícios, e o cerceamento da liberdade.
O maçom tem como missão levar para sua célula social o combate a toda forma de opressão, desigualdade e intolerância.
A liberdade é o meio que proporciona construir o "edifício social" sedimentado nos valores da natureza humana.
A Maçonaria Especulativa preconiza a presença do despertar da consciência individual e da consciência universal para se construir literalmente uma sociedade liberta.
Para que o edifício social se solidifique e se torne pleno a ação integrada da sociedade deve pugnar permanentemente pelos direitos fundamentais do homem com liberdade de pensamento e de expressão.
Esse "edifício" não tem forma, retas, curvas ou cores. Ele se sustenta apenas e tão somente no seu conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário