Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante. Um dos mais notáveis intelectuais da maçonaria no país.
Um pouco de História, sempre faz bem à saúde, sobretudo à saúde mental e intelectual.
Em 1966 o falecido jornalista Sérgio Porto, que se valia do pseudônimo de "Stanislaw Ponte Preta" - cronista perspicaz, escreveu a canção Samba do Crioulo Doido, que se constituia numa sátira que ironizava a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas-enredo somente fatos históricos.
Ao longo do tempo a expressão ganhou um qualificativo semântico, tornando-se uma analogia para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo, a invenções, celebrações e interpretações descabidas que pudessem ensejar e dar uma espécie de consistência real a um mundo imaginário.
Dessa mesma forma, esse Samba do Crioulo Doido foi gradativamente invadindo continentes e áreas indevidas diante do que se queria propagar.
Infelizmente, esse expediente, sem qualquer legitimidade no campo da Filosofia, das Ciências Iniciáticas, das Doutrinas Dialéticas e do próprio Simbolismo Intelectual, especialmente aqui no Brasil, insiste em se instalar, e através de mecanismos abusivos e obtusos se irrompe sem qualquer cerimônia naquilo que deveria ser preservado com todo esmero e cuidado.
É dessa forma que instituições sérias de natureza especulativa, caráter acadêmico, filosófico e cultural vão perdendo sua identidade, força e beleza.
Algo como se as Colunas J e B tivessem que se sustentar em dobro...
Maçonaria não é mero objeto de vídeos institucionais e de inócuas mensagens de auto ajuda ou de auto promoção.
Muito pelo contrário, a Sublime Ordem pugna pelo incansável exercício da Evolução humana, explorando positivamente todas as potencialidades hominais, tendo como cenário a prática da Virtude e da busca pelo Conhecimento através do Trabalho Árduo, do Estudo, e da Pesquisa subvencionados pelo Espírito Crítico e da Razão.
Toda e qualquer manifestação proselitista, seja no campo religioso, político, doutrinário ou ideologista, sempre encontrará um revés na Sublime Ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário