Newton Agrella é palestrante, tradutor e escritor. Um dos mais respeitados intelectuais da maçonaria no Brasil.
Antes de responder ao questionamento do título dessa matéria, cabe lembrar queo empirismo é uma teoria filosófica que defende a idéia de que o conhecimento sobre tudo o que nos cerca advém da experiência.
As experiências humanas são responsáveis pela formação das ideias e conceitos existentes no mundo.
Tomando-se por base as premissas supra-citadas, pode-se afirmar, sem qualquer receio que o processo de *Iniciação Maçônica* passa por um exercício altamente empírico em que o candidato se submete a uma viagem emocional.
Etimológicamente, o substantivo "Iniciação" advém do Latim *initiatio*), cujo significado remete a começo, entrada, ou início de um ato, circunstância ou acontecimento.
Nesse processo o candidato protagoniza concomitantemente o papel de espectador e de ator durante todos os acontecimentos que se desenvolvem à sua volta.9
Essa inédita e singular experiência que compreende longos silêncios, olhos vendados, símbolos, alegorias, leituras, movimentos, sons, e ruídos esporádicos, remete o candidato a um estado transcendental do próprio conhecimento humano e de um divisor no estado de consciência, ainda que imperceptível.
A experimentação do medo, do desconhecido, da escuridão, da limitação dos sentidos e da ansiedade desmedida constituem-se num legítimo exercício empírico.
A "Iniciação" transporta o candidato para além do tempo e do espaço, o que de algum modo impacta seu subconsciente.
Essa experiência instigante e esse fluxo místico e misterioso aguça a percepção.
É nesse sentido que o Empirismo Maçônico se manifesta de forma inequívoca como fonte de desenvolvimento para que o Iniciado possa, ainda que inconscientemente, dar Início ao trabalho de construção e lapidação de seu Templo Interior.
O Empirismo contido na Iniciação Maçônica, não torna o candidato perfeito e tampouco promete salvação; apenas oferece as ferramentas e a chance de se aprimorar como criatura humana, cada qual à sua maneira.
Importante registrar que o termo "Iniciação" representa o ato de conferir a alguém as primeiras noções de certas matérias que ignorava.
Normalmente a expressão faz referência ao acesso a uma doutrina filosófica, como é o caso da Maçonaria.
Vale ainda considerar que uma Iniciação igualmente impõe um tipo de cerimônia ritualística em que o candidato é submetido a uma série de provas ou tarefas e via de regra conduzido por um Maçom Experiente.
No âmbito maçônico, a cerimônia em si, costuma constituir-se numa exposição parcimoniosa e compassada de novos conhecimentos.
Para efeito de fechamento deste episódio conceitual é válido expor como instrumento comparativo que substantivos como: Entrada, Admissão, Recepção ou Aceitação - que de algum modo detêm um caráter sinônimo - no ambiente semântico e no caso de determinados contextos filosóficos, como a Maçonaria - esses termos não traduzem o significado mais profundo e interior que o substantivo Iniciação, traz no seu cerne.
Do ponto de vista esotérico, a palavra "Iniciação" tem um significado de ascensão de um nível (até então desconhecido) de existência para um outro nível superior.
Eis o porquê deste vocábulo possuir um significado tão único que o distancia de outros que supostamente poderiam lhe fazer frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário