O Décimo Segundo Trabalho de Hércules, consistia em roubar as maçãs douradas do Jardim das Hespérides, que eram os frutos sagrados que Hera, a esposa de Zeus, dele recebera por ocasião de suas núpcias.
Essa tarefa simboliza, na verdade, a apoteose final de toda cadeia Iniciática.
Representa a aquisição do conhecimento, do símbolo da ciência, da *Gnose* final, capaz de dar ao iniciado aquele estado superior de consciência, que buscou desde quando iniciou a sua escalada.
A sabedoria tem sido comparada a frutos de ouro, guardados ciosamente pelos deuses.
E os homens nunca deixaram de cobiçá-los e tentar se apropriar deles.
A própria Bíblia se utiliza desse símbolo para explicar que o pecado que causou a queda do homem foi ao fato do casal humano ter comido, indevidamente, o *“fruto do conhecimento do bem e do mal”* que Deus plantara no Jardim do Éden.
Simbolizam o desejo do homem de adquirir a Gnose, ou seja, o conhecimento total das causas que possibilitam a vida do universo, para que possa controlar e administrar seus efeitos.
O homem enfrenta todas as adversidades, todos os perigos, enfrenta mesmo os próprios deuses para obter essa sabedoria, mesmo que, após tê-la adquirido, não saiba o que fazer com ela, como aconteceu com o rei Eristeu
As tradições iniciáticas estão cheias de conselhos sobre esse desejo insano de apropriar-se desse fruto sagrado, que é a Gnose, o supremo conhecimento; apenas pelo desejo de poder ou por simples curiosidade.
*Não se assalta o céu para roubar o tesouro dos deuses*.
Esse tesouro só pode ser adquirido por quem sabe o que fazer com ele, que é dado voluntariamente pelos deuses aqueles que dele se fazem merecedores.
Hércules obteve os pomos dourados e os entregou ao rei.
Este não soube o que fazer com ele por que deles não era merecedor.
Por isso é que a Gnose não pode ser obtida apenas academicamente.
A Gnose é fruto de uma longa escalada Iniciática.
Esse é um erro que algumas escolas de mistérios, como instituição, tem cometido ao longo dos séculos.
Para atender a objetivos simplesmente profanos, como o são os interesses políticos e pessoais de seus membros, tem admitido em seus quadros pessoas não qualificadas para perseguirem os objetivos da Ordem.
Esses iniciados entram para a Confraria, mas jamais alcançam a verdadeira sabedoria, a Verdadeira GNOSE.
Bom Dia meus irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário