julho 20, 2021

AS MULHERES NA IDADE MÉDIA

 


Ao longo da Idade Média, as mulheres de classe baixa eram padeiras, cervejeiras, leiteiras, artesãs, tecelãs e, principalmente, fazendeiras que trabalhavam ao lado de seus maridos e filhos nos campos. O sistema feudal ditava que a terra pertencia ao senhor, que a alugava aos seus arrendatários - os servos - que estavam vinculados àquela terra. O senhor controlava todos os aspectos da vida do servo e isso se estendia à esposa e às filhas de um homem.

O senhor decidia com quem uma menina se casaria, não com o pai da menina, porque a filha de um servo era essencialmente propriedade do senhor, assim como seu pai e sua mãe. Depois de casada, o marido controlava seus interesses e era o responsável por seu comportamento e, por isso, as mulheres não eram tão mencionadas quanto os homens em questões jurídicas na Idade Média. O marido da mulher seria processado se uma mulher transgredisse, não a própria mulher. A função da mulher era cuidar da casa, ajudar o marido no trabalho e gerar filhos.

Power escreve:

"A grande maioria das mulheres viveu e morreu totalmente sem registro enquanto trabalhava no campo, na fazenda e em casa” (Loyn, 346).

A hierarquia da sociedade medieval era mantida rigidamente, e muito raramente alguém se elevava acima da posição em que nasceu. Não havia classe média e a única esperança de uma mulher melhorar sua situação, sem se casar, era entrar para um convento. É possível, como sugeriram alguns estudiosos, que houvesse mulheres que escolheram esse caminho na esperança de obter educação, mas, se assim for, ficaram bastante desapontadas.

Os padres, em sua maioria, não viam nenhum benefício nas freiras alfabetizadas. Até Ende (século X EC), a famosa iluminadora de manuscritos da Espanha, era provavelmente analfabeta. As freiras aprendiam suas orações e devoções de memória, não de livros, embora se acredite que muitas moças de posses aprenderam a ler no popular trabalho devocional conhecido como Livro das Horas.


Fonte - Gies,F.& J. Women in the Middle Ages. Harper Perennial

Power, E. Medieval Women. Cambridge University Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário