novembro 04, 2021

A HISTÓRIA DA ROSA-CROIX - Leonardo Redaelli




Venerável Mestre e todos vocês meus Irmãos, em suas fileiras e qualidades, como vocês sabem, sou um apaixonado pela leitura e nosso F Jack, que tem uma ótima biblioteca, regularmente me empresta livros. Entre eles, ele me emprestou o livro de 1990 de Paul Arnold sobre a história da Rosa-Croix. Eu não sabia quase nada sobre eles, exceto um documentário de TV bastante hermético que me intrigou com meus preconceitos.

Decidi mergulhar nessa história e dar a vocês um quadro sobre o Rose Croix porque acho que a maioria de vocês ainda não teve a oportunidade de aprofundar o assunto. História ou lenda?

-História porque existem documentos escritos, historicamente incontestáveis ​​que descrevem a Ordem, seus objetivos, seus princípios, porque houve e ainda hoje grupos que se referem ao movimento Rosacruz, e finalmente porque indivíduos afirmavam ser Rose Croix ou ter relações com CRs.

- Lendas porque a abundante literatura que trata da Rose Croix está repleta de extrapolações precipitadas, afirmações injustificadas, referências a documentos indetectáveis ​​e até falsificações verdadeiras.

1 De volta à história:

A origem escrita desta história começa de facto com a descoberta dos 3 " Manifestos "   não assinados que surgiram em Cassel e que são a expressão de uma corrente de pensamento, a mensagem de uma sociedade que se quer construir com base: a caridade, fé e esperança que são sinônimos de amor:

-           A primeira em 1614 inclui 3 partes: "Reforma comum e geral de todo o mundo" seguida pela "Fama Fraternalis da louvável ordem da Rosa Cruz dirigida a todos os estudiosos e líderes da Europa" de 147 páginas e finalmente "uma resposta curta" de Adam Haselmayer que, por isso, foi enviado para as galés. Este último título foi precedido por uma vinheta representando a âncora de esperança abraçada pela serpente de mercúrio.

-           O seguinte “la confessio”, publicado em 1615, é um livreto de 12 páginas que se conforma ao espírito de Fama com um toque de apocalipse e antipapismo. Ele anuncia a 4ª monarquia, ou seja, o reinado do Espírito Santo.

-           Finalmente em 1617 “o casamento quimico (com um y) de Christian Rosencreutz”. Este 3º texto de 146 páginas é de natureza muito diferente. Conta a incrível jornada de 7 dias de Rosencreutz entre a corte durante o casamento do rei, sua decolagem e, finalmente, sua ressurreição.

Ao mesmo tempo, clandestinamente, pôsteres foram colados nas paredes das cidades da França, especialmente em Paris. Incluem o seguinte texto: “  Nós, deputados do colégio principal dos Irmãos da Rosa-Croix, fazemos uma estada visível e invisível nesta cidade pela graça do Altíssimo, a quem os corações dos justos se voltam. Mostramos e ensinamos sem livros ou marcas a falar todas as línguas do país onde queremos estar, a tirar os homens, os nossos semelhantes, dos erros da morte  ”.

2 Por que o nome Rose-Croix? :  

Como associar um instrumento de tortura que resume todo o drama da paixão de Cristo com a graça e o frescor da rosa? Assim se unem a cruz, sinal sagrado da morte, e a rosa, sinal da vida, do perfume que se desvanece. Assim é criado um símbolo de imortalidade: a cruz e em seu centro a rosa, gota de sangue que renasce, a cruz do corpo físico do homem e a rosa o espírito em processo de evolução para alcançar a revelação de um conhecimento de ordem superior.

3 O conteúdo da mensagem:

 O livro mais emblemático é "La Fama", que começa nestes termos "Nós, irmãos da fraternidade RC, oferecemos a nossa salvação, o nosso amor e as nossas orações a cada um que ler o nosso presente Fama de intenção cristã"

É explicado que, contra Satanás, um homem se levantou: o reverendo, devoto, espiritual e muito iluminado Irmão Rosencreutz. Filho de pais pobres, mas nobres, foi colocado aos 6 anos em um mosteiro onde aprendeu latim e magia. Aos 16 anos, ele fez uma viagem à Terra Santa. Ele entra em contato com os sábios de Damcar que lhe ensinam os segredos da natureza. Vários anos depois, ele chegou a Fez para encontrar os magos. Ele assim recebe a revelação da unidade universal que coloca o homem de volta em uníssono com Deus, o céu e a terra. A partir daí ele voltou à Europa para fundar uma empresa que teria ouro e pedras preciosas e poderia comunicar o segredo aos monarcas. Ele desembarcou na Espanha, onde foi mal compreendido. Ele retorna à Alemanha onde mora sozinho em sua casa onde constrói instrumentos musicais.

Após 5 anos, ele pede a seus devotados companheiros que escrevam tudo o que ele lhes diz. Tantos enfermos vêm imediatamente a eles que não são mais suficientes para o trabalho. Também Rosencreutz apela aos novos irmãos, celibatários e que fizeram votos de castidade acolhidos na "sociedade e na fraternidade". Esta faculdade escreve o “livro dos desejos humanos” e os F partem em missão ao redor do mundo para estudar e expandir seus conhecimentos. Rosencreutz então instituiu as regras da ordem:

-          Não exerça publicamente qualquer atividade que não seja o tratamento voluntário de doentes

-          Adapte-se em todos os lugares aos costumes e roupas do país

-          Aparece anualmente no dia C no local determinado pelo espírito santo

-          Cada irmão terá que escolher um sucessor para o dia de sua morte

-          A rosa-cruz é o sinal e símbolo da fraternidade

-          A fraternidade permanecerá na clandestinidade por cem anos.

No entanto, os FF não são imortais, mas o F NN revelou que a irmandade viria em ajuda da nação alemã. Com efeito, acabava de descobrir o acesso ao túmulo do Padre Rosencreutz, sepultado durante 120 anos e sobre o qual estava escrito "passados ​​120 anos abriria". Pelos cálculos, este ano ocorre em 1604, que adiou o nascimento do pai para 1378, falecido aos 106 anos, ou seja, em 1484.

O FF correu e entrou na tumba que tinha a forma de uma abóbada de 2,5 metros de altura e 7 lados de 5 metros cada. 4 círculos dispostos em cruz e um 5º maior decoram o teto com as inscrições "jesus é tudo para mim" "o vazio não está em lugar nenhum" o jugo da lei "" liberdade do Evangelho "" a glória de Deus é intangível ”

Nesta tumba estão muitos livros incluindo um de Paracelso e a vida de Rosencreutz, há um altar, uma laje funerária cinzelada retratando a vida do pai com no final esta fórmula, que encontraremos em Maitre Eckart e Jean Ruysbroeck "Nós nascemos em deus, morreremos em jesus, tornamo-nos vivos no espírito santo ”, que parece ser a chave do esoterismo rosa-cruz.

La Fama indica que tudo isso terá de ser mantido em segredo.   Ela convida os que acreditam nisso a entrar em contato com os outros, mas de forma secreta, daí a origem da fábula do invisível. Ela se afirma cristã, evangélica e luterana.

Este resumo do evangelho da rosa-cruz deixa o leitor com uma impressão intrigante.

4 Quem poderia ter escrito esses livros? :

Paul Arnold pensa que é o trabalho de todo um grupo liderado por Jean-Valentin Andreae. Este último, nascido em 1586, filho de um pastor em Württemberg, dedicou-se à alquimia, ocultismo e astrologia. Aos 16 anos começou a escrever livros e em 1604 "Les noces chymiques de Rosencreutz" que só seriam publicados em 1616. Foi então involuntariamente arrastado pelos seus camaradas para um movimento de devassidão que o obrigou a emigrar. Ele conhece Hess e Holzel, que o levam a leituras místicas. Aqui ele é condenado com seu amigo Besold pelo reitor de Tübingen. Em seguida, viaja pela Europa e é durante esta viagem que descobre a sua vocação "para servir a Igreja evangélica e o mundo, em vez de seguir como epicurista o seu pensamento íntimo".

Ele conheceu Haffenreffer, professor de teologia, que lhe deu uma tese em 1614 para ser nomeado diácono perto de Tübingen. Foi neste ano que surgiu a Fama.

Em 1616 aparece “o casamento químico de Rosencreutz” que Andréae atribui à sua caneta adolescente. A partir deste ano até 1619 denunciará a fraternidade RC como uma farsa e pretende lançar uma “cidade cristã” publicando “convite da fraternidade de Cristo aos candidatos ao amor sagrado”, com um objetivo próximo da Fama. Em 1619, ele publicou uma “república cristianopolita”, fundando uma sociedade de socorro local. Ele ainda publicará "o exemplo da verdadeira união cristã" em 1628. Ele morreu em 1654, esquecendo-se do CR ao publicar sua biografia. O emblema RC é inspirado no brasão de sua família.

Este último, apesar de suas negativas subsequentes, foi considerado o principal responsável pelo movimento RC.

5 Haveria uma doutrina e uma fraternidade Rose Croix antes da Fama? :

Não faltam as hipóteses mais ousadas.

Pierre Mariel invoca uma corrente de pensamento marcada durante a Antiguidade e a Idade Média por alquimistas, hermetistas, gnósticos, etc. Esta corrente foi organizada no século XVI numa escola de filosofia, "pansophie" que deriva das pesquisas de Corneluis Agrippa e Paracelsus.   Os adeptos estavam convencidos de que haviam descoberto o segredo da unidade de todos os fenômenos e todos os seres. A mesa esmeralda resumia sua doutrina que passou por um grande ascetismo. Esta disciplina nunca foi realmente codificada e é dentro dessa pansophie que o Rosacrucianismo teria surgido. Na verdade, os alquimistas, por exemplo, sempre foram silenciosos sobre sua arte e transmitiram os arcanos a seus discípulos sob o selo do sigilo.

Robert Ambelain cita um manuscrito do alemão Michel Maier que indica que seria uma comunidade de magos que criou por volta de 1570 o FF do RC, do qual nada se sabe. Ele também cita 2 grupos Rosacruzes que teriam sido fundados na Inglaterra no início do 17º ano sob a liderança de Fludd. Um que reúne o FF do RC d'Or que se tornou “Aurae Crucis”. A segunda, mais numerosa, recebeu o nome de "Rosae Crucis". Este último fundou o “Colégio invisível” que então se tornou a “Sociedade Real” reconhecida pelo Rei Carlos 2.

6 distinção entre Rosa-Croix e Rosacruzes .

Um Rosacruz é aquele que atinge o estado de perfeição espiritual e moral definitiva, freqüentemente chamado de estado de Cristo, um Rosacruz é um iniciado que busca alcançar esta iluminação.

Agora é certo que a fraternidade RC supostamente fundada pelos escritores do manifesto de 1614 era apenas um mito e nunca existiu.

7 Rose Croix e a Maçonaria  :

Certos autores tentaram estabelecer uma dupla filiação com o FM: as lojas dos arquitetos, por um lado, e os templários, por outro, fornecem uma primeira série de ancestrais às constituições de Anderson.

O RC seria o elo intermediário e seria mudando seu nome por volta de 1630 que o RC se tornaria o FM especulativo. Isso foi alcançado definitivamente pelo filósofo RC Vaughan e o antiquário Elias Ashmole por volta de 1650.

Arnold demonstra que as teses das lojas arquitetônicas e dos Templários são obsoletas.

Em relação a CR, existe o texto de Fludd de 1633, que é a pedra angular da teoria dos parentesco. Mas este apesar de seus numerosos escritos não mostra nenhuma relação com um FM.

Por outro lado, em meados do século XVII assistimos a um renascimento do Rosicrucismo com os 2 filaletes Irénée e Eugène. Foi nesta época qu'apparaitrait 1º organizador da especulativa FM, Elias Ashmole. Este publica em 1652 o “theatrum chemicum britannicum” no qual defende a RC de 1614 com muita leveza. Ele se tornou o discípulo favorito do alquimista William Barckhouse.

No entanto, encontramos em seus papéis 2 notas que são os únicos testemunhos de sua pertença a uma loja de maçons: em outubro de 1646 fui feito maçom em Warrington e em março de 1692 recebi um chamado para comparecer a uma loja; Eu era um jornaleiro sênior e fazia 35 anos desde que fui internado.

Em 1686 apareceu "The Natural History of Staffordshire", de Robert Plot. Ele fala de uma Loja FM que não funciona com um procedimento de recepção simplificado e com placas secretas.

Robert Amadou encontra o vestígio de uma primeira loja de aceitação que fez maçons em 1631 e iniciou Ashmole em 1646

Além disso, John Heydon publica a 1ª tradução francesa de La Fama em 1652 e Thomas Vaughan repõe escritos pseudoalquímicos classificados como Rosacruzes. Arnold pensa que, é apenas nessa medida que esses escritos são um possível vínculo com o FM especulativo.

Na verdade, se tentarmos capturar nos mitos, ritos, costumes e empréstimos do vocabulário maçônico de natureza RC, ficaremos rapidamente desapontados.

Na organização dada ao RC, não há o menor traço da divisão maçônica em 3 graus

Da mesma forma o RC não conhecia o mito de Hiram Abi e se falamos dele nos dias de Fama foi de Hiram rei de Tiro que falamos

Assim, não é possível obter um único empréstimo decisivo entre os dois movimentos filosóficos, exceto, no entanto, a patente de Rose Croix apareceu em 1760 e preservada no 18º grau da AASR. Existe apenas uma atmosfera vaga, um tipo de orientação da mente que poderíamos encontrar

8 Modernismo Rosacruz:

Como já mencionamos, não houve estrutura perene de RC durante os 100 anos que se seguiram a Fama, mas foi nessa época que o pastor siciliano Samuel Richter publicou em 1712 "a verdadeira e total difusão da pedra. Filósofo da fraternidade RC e da Rosa ”, novamente abreviado Rose-Croix d'Or com uma descrição das cerimônias entre FF. Sedir afirma que esta ordem não se desenvolveu até 1756.

A Rosa-Croix d'Or do Antigo Sistema foi criada dentro da Loja Maçônica dos Três Globos em Berlim em 1777. Ela acomoda os altos escalões da Maçonaria. Ela afirma possuir os segredos da transmutação dos metais e ter o poder de curar os enfermos.

Na França aparece em Toulouse um homem estranho, Martines de Pasqually, que tenta fundar um rito maçônico e cria em 1766 os cavaleiros eleitos Cohen em Bordeaux. Ele conhece Jean-Baptiste Willermoz. Também faz parte de uma loja RC e se qualifica como RC e cruzamentos reais em 1772. Em seguida, retorna à ordem de estrita observância em 1778. Criará uma classificação RC. Esses são apenas picos de fenômenos em torno dos RCs. Por outro lado, um século depois, surge de todos os lados:

Na Inglaterra, em 1860, foi fundada a “Societa Rosicruciana in Anglia” ou SRIA, cujos membros foram recrutados da FM e que mais tarde se espalhariam para os EUA, depois para as “Fratres Lucis” fundadas por Bulwer Lytton das quais o “ordo Rosis Lucis ”saiu em 1887.   Em 1912 a Sra. Annie Besant fundou uma ordem do templo de RC.

Na Alemanha, o Dr. Hartmann cria a ordem do RC esotérico.

Nos EUA, primeiro a “Fraternita Hermetica” em Chicago em 1875, então por volta de 1915 foi fundada “a Antiga e Mística Ordem RC” ou AMORC por Spencer Lewis que é hoje a sociedade Rosacruz mais importante do mundo.

Em 1909, Max Heindel fundou a Rosicrucian Fellowship School of Philosophy and Healing. Finalmente, uma "sociedade rosacruz" foi criada em 1934.

Na Holanda, a revista "lectorium rosicrucianum" publicou em 1939 uma análise esotérica de Fama.

Na França Eliphas Levi faz surgir "dogmas e rituais de alta magia". Para ele, o símbolo da cruz resume melhor o universo. Ele fundou uma sociedade RC que vai crescer novamente, mas dá origem a uma reação espiritualista de Stanislas de Guaita e Josephin Péladan seguido pelo Dr. Papus que reúne as forças espiritualistas: grupos dispersos de sociedades RC de Levi e Martinistas e Swedenborgians.

Em 1889, Stanislas de Guaita fundou a ordem cabalística do RC e a estruturou completamente. Papus fundará a revisão maçônica "iniciação" e publicará "a história da fraternidade RC".

Mas na primavera de 1890 Palédan criou a ordem "do RC, o templo e o graal". Em 1893 publicou “a constituição da rosa + cruz, do templo e do graal” orientada para a caridade. Suas excentricidades rapidamente o desacreditaram e o movimento afundou na indiferença, assim como a ordem cabalística com a morte de Guaita que, no entanto, teria estado ativo até a guerra.

Alguns historiadores afirmam que os principais pensadores do século XVII foram seguidores da fraternidade RC: Descartes que vai negar, Paracelso, Leibnitz, Roger Bacon, Comenius, Fludd e até Spinoza.

9 Os movimentos hoje:

-          AMORC, citado acima, é o mais importante. Ele afirma 250.000 membros em todo o mundo e 15.000 na França. Sua sede fica no Château d'Omonville em Neubourg. Eles têm um grupo de reflexão no castelo Rosacruz de Tanay em Trevoux. Uma estação de rádio local estava transmitindo em Paris no dia 88.2 de seu prédio ricamente reformado na 199 bis rue St Martin, que é seu centro cultural.

-          A Associação Rosacruz de Max Heindel, chamada de "comunhão rosacruz", é uma organização internacional com sede nos Estados Unidos e que celebra seu 100º aniversário.

-          A Rose Croix d'Or resultante do “lectorium rosicrucianum”, citado acima, na Holanda onde está localizada sua sede teria 15.000 membros, incluindo 700 na França. Eles não são mais considerados uma seita.

-          Cenobita Crístico da Rosa-Croix muito elitista e por correspondência. Ameaçadas de extinção

-          Golden Dawn (ordem hermética da aurora dourada) da SRIA em GB considerada desaparecida em benefício da BOTA (Builders of Adytum) com sede em Los Angeles e que tem uma delegação em Paris

10 Os movimentos rosacruzes são seitas? :

A Comissão da Assembleia Nacional regularmente redigia relatórios sobre seitas. Em 1985 ela havia encontrado apenas "a Rose-Croix d'or". Na última conhecida, apenas a "Aliança Rosacruz" aparece com menos de 50 seguidores.

CONCLUSÃO:

O que são esses "  Manifestos  " de 1614. Uma farsa? Um engano? O eco de um pensamento profundo que só se transmite a quem o entende? Na verdade, eles correspondiam a uma aspiração do momento nesta atmosfera de guerras de religião e cismas no catolicismo. Podemos considerá-los a mensagem de uma sociedade que se quer construir sobre bases harmoniosas de caridade, fé e esperança.

Uma organização, seja o que for que constitua uma forma na qual a pessoa se fecha, o RC não poderia constituir associação como a pessoa a entende no sentido profano, com essas regras; por outro lado, eles poderiam organizar ou inspirar sociedades para a realização de uma meta ou objetivo definido, mantendo sua total independência dessas organizações. Nesse sentido, podemos considerar que os Rosacruzes  são os elementos de um grupo de homens que alcançaram um grau de iniciação superior, capazes de se reconhecerem sem sinais externos de pertencimento a algum grupo que os torne invisíveis aos olhos dos profanos. .

Talvez hajam alguns entre vocês?

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