dezembro 25, 2021

É FALSO QUE A VIDA DE JESUS É CÒPIA DA VIDA DE HORUS - Ir. Eleutério Nicolau da Conceição



Eleutério Nicolau da Conceição, de Florianópolis é professor universitário, escritor e um dos mais destacados intelectuais maçônicos do Brasil.

Boa tarde irmão Michael. Olhei teu Blog e vi um artigo (O NATAL E O NASCIMENTO DOS DEUSES SOLARES) . Ele repete as alegações do documentário Zeitgeist, ,repetido Ad Infinitum, talvez com a intenção de tornar suas mentiras aceitas como verdade pela repetição. Tudo o que o artigo alega sobre Hórus (e outros deuses que conheço) é falso! Por exemplo, Isis nunca foi chamada "Isis Mary" nos textos de egiptólogos (apenas nos seguidores do Zeitgeist). A ideia é fazer soar parecido com "Virgin Mary". Vou postar vários textos antigos que contestam as afirmações do artigo. Eu conhecia as lendas de Hórus, mas não outros detalhes do Zeitgeist. Fiquei surpreso pelas adulterações do documentário. Eu adoto o seguinte princípio. Quando alguém fala de coisas que desconheço, mas, no conjunto , quando cita aspectos que eu conheço, o faz de modo errado, eu me sinto autorizado a pensar que ele também tenha errado quando fala do que desconheço. TFA. Eleutério

http://www.e-farsas.com/historia-da-vida-de-jesus-e-uma-copia-da-mitologia-de-horus.html 

A história da vida de Jesus é uma cópia da mitologia de Hórus? Por Gilmar Lopes Publicado em 20 de dezembro de 2017  

E verdade que a história de Jesus Cristo foi copiada da mitologia egípcia que conta a história do deus Hórus? Jesus é um plágio? Há muitos anos (sempre próximo ao Natal) circula pela web um comparativo alegando que os principais fatos narrados a respeito da vida de Jesus Cristo seriam iguais às passagens de deuses anteriores ao cristianismo, como as da vida de Hórus. De acordo com o comparativo, o deus da mitologia egípcia Hórus teria “servido de inspiração” para a criação da história de Cristo, milhares de anos depois, mas será que isso é verdade? Para descobrir, vamos analisar esses tópicos agora: Imagem que circula pela web mostra semelhanças entre Horus e Cristo! Será verdade? Verdade ou mentira? Dentre as várias versões que se espalharam por aí, escolhemos essa, que enumeramos a seguir:

1. História escrita há mais de 5.000 anosHistória escrita há mais de 5.000 anos. A mitologia de Hórus data de cerca de 4.400 anos antes da Era Comum e surgiu no Egito. Os egípcios tentaram estabelecer um sistema de deuses incluindo-os em tríades, ou grupos de 9 deuses. No caso de Hórus, temos Seb, Xu, Osíris, Ísis, Set, Néftis, Nut, Tefnut e Hórus. Hórus é segunda pessoa da divina família egípcia, composta por Osíris, o pai, Hórus, o filho e Ísis, a mãe. De acordo com uma lenda difundida no Antigo Egito, Hórus foi concebido por Isis, quando Osíris, seu pai, já estava morto.

2. Nascido da virgem IsisHórus nasceu de uma virgem? Falso! a mãe de Hórus não era virgem. De acordo com a mitologia, Isis era casada com Osíris e não há nenhum estudo apontando ou sequer supondo que ela não teve relações com o marido depois de casada. A história conta que Seth havia matado e desmembrado Osíris e Isis reconstruiu o corpo do marido, tendo relações íntimas com ele. Algumas versões afirmam que Isis usou um pênis feito à mão por não ter encontrado essa parte do corpo do falecido. Ou seja, a concepção de Hórus não foi igual à de Cristo (que, de acordo com a Bíblia, foi concebido quando uma pomba pousou sobre Maria)

3. No dia 25 de dezembro Ele nasceu no dia 25 de dezembro? Não há consenso sobre a data de nascimento de Hórus. A teoria mais aceita é a de que Hórus teria nascido durante o mês de Khoiak (outubro/novembro). Só que há pelo menos 3 datas assinaladas como a que seria o nascimento dessa divindade egípcia e uma delas é 25 de dezembro (uma teoria pouco aceita, sabendo-se que o calendário egípcio era muito diferente do calendário gregoriano). No entanto, mesmo que ele tivesse nascido “bem no Natal”, não há em nenhum documento (tampouco, na Bíblia) a respeito de Jesus Cristo ter nascido no dia 25 de dezembro! A ideia de celebrar a Natividade em 25 de dezembro foi sugerida no início do século IV, como parte de um movimento da Igreja para tentar diminuir as festividades de uma religião pagã rival, o Mitraísmo, que ameaçava a existência do cristianismo

4. Uma estrela guiou três sábios até o local onde ele estava -  Uma estrela guiou três sábios? Algumas versões afirmam que Hórus (assim como Jesus) teria nascido em uma manjedoura. Só que Hórus nasceu em um pântano, segundo estudos a respeito dos documentos a respeito dessa divindade. Diferente do que é espalhado por aí, o nascimento de Hórus não foi anunciado por nenhuma estrela no Oriente e, pra completar, essa história de “três sábios” não existe nem na história de Hórus, e nem no nascimento de Jesus. Só pra deixar claro, a Bíblia não informa o número de sábios e também não diz que eles estavam presentes no nascimento de Cristo. Os 3 sábios (que posteriormente viraram 3 reis magos), segundo a Bíblia, não chegaram a ver Jesus na manjedoura. Crescemos com essa ideia talvez por causa dos presépios, que em sua maioria colocam as imagens dos 3 visitantes ao lado do Menino Jesus na manjedoura. Segundo o evangelho, a Estrela os guiou até o rei Herodes, que afirmou não saber o paradeiro do menino. Os 3 reis magos sempre são representados em presépios, mas eles não chegaram a ver Jesus na manjedoura!

5. Foi ao Egito para escapar da fúria de Typhon. - Foi ao Egito para escapar da fúria de Typhon De acordo com o livro Osíris: deus do Egito, de Marcelo Hipólito, Hórus nunca chegou a sair do Egito (até porque lá era o seu país natal). Não encontramos nenhuma referência sobre essa alegada fuga. O que se sabe é que Hórus teria fugido de Seth, mas tentou se esconder no rio Nilo (que fica no próprio Egito)

6.Quando tinha 30 anos foi batizado nas águas por Anup o Batizador -  Foi batizado quando tinha 30 anos por Anup o Batizador Não há nenhuma passagem a respeito de “Anup o Batizador” na história de Hórus e, além disso, não havia o costume do batismo nas águas no Egito antigo. Um tipo de batismo, herdado dos Sumerianos, era um ritual dedicado à deusa Isis. Era representado com uma pomba branca, para o Ka, ou alma do seu filho Hórus, que reencarnava no novo Rei do Egito. Um ritual próximo ao batismo cristão era feito com uma pomba sobre a cabeça do próximo rei!

7. Teve 12 discípulos. -  Hórus teve 12 discípulos? De acordo com a mitologia, Hórus teve 4 discípulos (chamados de ‘Heru-Shemsu’). Também encontramos referência sobre 16 seguidores de Hórus e de outro grupo de seguidores chamados de ferreiros (ou “mesnui”). Eles teriam se juntado a Horus em batalha, porém nunca são numerados.

8. Fez  milagres e andou sobre as águas. -  Fez milagres e andou sobre as águas? Como toda divindade que se preza, Hórus fez milagres, mas não há histórias sobre ele ter andado sobre as águas. Inclusive, conta-se que ele foi jogado nas águas, mas não há nada sobre ele caminhar sobre ela.

9. Ressucitou El-Azur-U dos mortos. -  Ressuscitou El-Azur-U dos mortos Em algumas versões, “El-Azur-U” vira “El-Osiris”, numa tentativa de afirmar que Hórus teria trazido o pai de volta à vida. Em outras versões, “El-Azur-U” vira “El-Azarus”, convenientemente numa clara tentativa de se assemelhar à “Lázarus”, ressuscitado por Cristo de acordo com os evangelhos. Acontece que não há nenhuma passagem na mitologia de Hórus afirmando que ele teria ressuscitado alguém e muito menos El-Azur-U, cujo o nome (e suas variantes) sequer fazem parte da mitologia do Egito Antigo!

10.Alguns de seus títulos: A verdade, a luz, o caminho, o bom pastor, a luz, caminho, o bom pastor, o messias, luz no mundo, estrela da manhã. - Hórus teve algum desses títulos? Não há passagens afirmando que Hórus era também chamado de “A verdade, a luz, o caminho, o bom pastor, a luz, caminho, o bom pastor, o messias, luz no mundo, estrela da manhã”. O deus egípcio era chamado de “Grande Deus”, “Comandante dos Poderes”, e “Vingador do Seu Pai”. O termo “Messias” vem de “Mashiach, o Ungido” e é um termo hebreu , não egípcio.

11.Foi crucificado, enterrado e ressuscitou -  A pena de crucificação como execução de criminosos é uma invenção persa e cartaginesa, muitos milênios depois da criação da mitologia egípcia! Portanto, Hórus nunca foi crucificado. A história não oficial (mas é a única sobre a sua morte) afirma que ele foi desmembrado e que seus pedaços foram jogados na água, sendo “pescados” um tempo depois por um crocodilo a pedido de Isis.

Conclusão - Embora muitos textos que circulam pela web afirmarem que a história de Jesus Cristo tenha sido copiada da mitologia egípcia de Hórus, grande parte dos comparativos entre essas histórias é inventada!

Um comentário:

  1. Interessante!!! não obstante, Estórias são estórias, a cada conto muda um ponto :-)

    ResponderExcluir