janeiro 14, 2022

VEJA DO QUE UM GESTO É CAPAZ - Newton Agrella


Newton Agrella é escritor, tradutor e palestrante, um dos mais renomados intelectuais da maçonaria.

A partir de um simples "gesto" consegue-se gerir uma infinidade de outras palavras, situações e significados.

E o mais incrível é que tudo isso tem como célula mater um singelo verbo do Latim, ou seja;  o verbo *gerere*,cujo significado básico é o de "portar sobre si".

Com o tempo, e com a própria natureza viva e transformadora de uma língua, este verbo semanticamente ganhou o significado de : "assumir um encargo", "executar", e "gerir".

Este último, aliás, o que mais se parece com o verbo desencadeador deste processo.

Deste tesouro vernacular, outras incontáveis palavras foram surgindo; sejam nas formas de substantivos, adjetivos, ou de advérbios.

Fato é, que toda essa fecundidade, por vezes, custa-nos a associar tantos termos no nosso idioma.

Voltando ao "gesto", cabe destacar que esta palavra, é o particípio passado do verbo "gerere", (gestus) que descreve, "movimento, gesticulação, atitude".

Registre-se ainda que "gesto" também quer dizer "um ato ou feito memorável", igualmente advindo de GESTUS,  e que deu origem a Gestar e Gestação, que significam "portar uma criança e administrar naturalmente seu desenvolvimento no útero".

Já que estamos fazendo esse breve "tour" pelo universo linguístico e etimológico, destaque-se que a palavra "gerúndio" - que refere-se a uma forma verbal  tão amplamente utilizada no Português falado aqui no Brasil - deriva igualmente do verbo *gerere* - que em Latim se escreve gerundium e que originariamente significa “aquilo que deve ser feito, que está por fazer”.  E que como flexão verbal refere-se a uma "ação em desenvolvimento, que está ocorrendo naquele preciso instante".

De um mero e trivial "gesto", filho do verbo latino *gerere*, originaram-se outros vocábulos como: digerir, digestão, sugerir, sugestão, ingerir, ingestão, gerenciar, gerência, registrar, registro, que dentre tantos outros, 

Relevante sublinhar que apesar de descenderem do mesmo verbo latino, através de um processo de justaposição com outros prefixos e sufixos, acabaram por criar uma gama de outras palavras, cujos significados e empregos assumem seu particular protagonismo no vasto cenário da língua portuguesa.

Como se vê, um simples "gesto" muda vidas.


,

 

 


  


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário