Newton Agrella é tradutor, escritor, um dos mais notáveis intelectuais da maçonaria no país.
Os registros históricos e a ampla literatura dão-nos conta que o nome do mês de FEVEREIRO, que abre seu capítulo no dia de hoje, tem sua origem a partir da palavra "februarius", inspirado em FÉBRUO, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca
Fébrua era o deus a quem os romanos ofereciam sacrifícios e oferendas para pagar pelos seus crimes e faltas.
Cabe lembrar que os Etruscos foram os primeiros povos a habitar e impor seu poder na Península Itália, a partir do século IX a.C. , antes dos Romanos.
Deixaram uma significativa influência cultural, no campo das Artes, da Arquitetura, da Escultura e até mesmo de suas Crenças aos romanos.
É fato ainda, que os romanos também herdaram uma expressiva influência da cultura grega. Isto é inequívoco.
Fevereiro, porém, constitui-se no segundo mês do ano pelo calendário gregoriano, e particularmente aqui no Brasil, a principal data comemorativa, via de regra, é o Carnaval ao qual se segue a "Quarta Feira de Cinzas" que por analogia à mitologia etrusca, para os Cristãos, este dia é um símbolo para reflexão pela mudança de vida, fazendo referência à transitoriedade, e à fugaz fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Como se percebe, há um entrelaçamento histórico, mitológico e social que de um modo ou de outro, explicam a origem do nome de cada mês, para a civilização ocidental.
Este Fevereiro de 2022 da Era Vulgar, não celebrará o Carnaval, por questões que sobrepujam o desejo do brasileiro.
A pandemia da Covid 19 e sua variante Omicron, resolveram entrar na avenida e protagonizar suas presenças nesse enredo tortuoso da vida...
Desta vez, até segunda ordem, Fevereiro passa seu bastão de Momo para o subsequente mês Março.
De qualquer forma, os 28 dias que se seguem ao longo deste mês, servirão como mais um teste para que possamos superá-los e vivê-los dignamente !
A expectativa é a de que os jurados possam brindar este Fevereiro com uma nota DEZ, com ou sem Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário