“O templo representa o Universo que é o Templo de Deus, cuja contrapartida é o corpo do homem.
No interior do Sagrado Templo há uma câmara destinada à reunião geral para estudar as obras de Deus.
E a câmara interna é o sol do Templo, o lugar santo onde mora a Presença de Deus: a Loja. (...)
Tudo isso quer dizer que, como o Universo não tem limites e é um atributo de Deus que abarca tudo, assim também a Loja, o “Logos”, o Cristo dentro do homem, por definição não tem limites, está dentro e fora e tudo o que é feito por Ele foi feito.”...
(Adoum, Jorge; GRAU DE APRENDIZ E SEUS MISTÉRIOS, ed. Pensamento - 1993.)
Já esmiuçamos em trabalhos anteriores a forma da Loja, citando o Templo de Jerusalém como imagem e representação do Universo e todas as maravilhas da criação.
A Loja representa a superfície da terra com os quatro pontos cardeais: Oriente Ocidente (“caminho da luz”), Norte e Sul, sua largura; com terra, fogo e água sob nossos pés, e ar sobre as nossas cabeças, acima das quais representa o teto da Loja um céu estrelado, símbolo de um mundo imaterial.
Sustentada por três CCol.’., a Loja de Aprendiz é governada pelo VM.’., fonte e fundamento da SABEDORIA em sua Loja, e pelos IIr.’. Primeiro e Segundo Vigilantes, que representam as CCol.’. da FORÇA e da BELEZA, respectivamente.
No significado histórico e filosófico das três CCol.’., a sabedoria jônica venceu a força espartana (dórica) e, quando ato e potência se equilibraram, surgiu a beleza, que se completou mais tarde, já na época helenística, ensejando a perfeição da coluna coríntia e completando o ternário, o qual, por sua vez, viria a repercutir em toda a história da humanidade.
É regra colocar as CCol.’. sobre o Altar das três luzes (VM.’. e VVig.’.), cada qual com sua coluna correspondente, figuradas nos Altares por Pilares.
O Pilar da SABEDORIA no Oriente; no Setentrião, o Pilar da FORÇA e no Sul, o da BELEZA.
Representam o complemento de tudo, uma vez que SABEDORIA, FORÇA e BELEZA retratam os três aspectos da Criação:
_O Idealizador, o G.’. A.’., Aquele que imagina a perfeição e assim torna perfeita essa imagem;
_a Potência, que constrói a perfeição de Si, ou a que nos sustém em nossas dificuldades;
_e a Qualidade de quem Se reconhece na própria obra e ali contempla a própria perfeição.
Que possamos então bem compreender que a Sabedoria cria, mas quem sustém é a Força e que ambas valor não teriam se não houvesse a Beleza para adornar e ser atraente.
O conjunto da obra é mais importante que as partes por si só.
Assim como nós em nossas Lojas...
Bom dia meus irmãos e um bom feriado de Carnaval para todos.
(autor desconhecido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário