março 02, 2022

UCRÂNIA - UM POUCO DE HISTÓRIA - Nelson Bruni


A Ucrânia possui um dos solos mais férteis do mundo, o chamado solo Tchernozion é encontrado na Ucrânia. 

Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.

A Ucrânia possui o tamanho aproximado do Estado de Minas Gerais, é o 6° produtor mundial de trigo, com a invasão da Rússia o preço do trigo irá disparar.

A Ucrânia sempre foi um país que sofreu com os interesses da Rússia através da história.

Até 1991, a Ucrânia era uma das 15 repúblicas que formavam a União Soviética (URSS). Com o colapso da URSS, em agosto daquele ano, a Ucrânia tornou-se uma nação independente e estabeleceu laços mais próximos com as potências ocidentais, o que incomodou a Rússia.

A herança compartilhada dos dois países remonta a mais de mil anos, a uma época em que Kiev, hoje capital da Ucrânia, estava no centro do primeiro Estado eslavo, a Rússia de Kiev, berço tanto da Ucrânia quanto da Rússia.

Em 988, Vladimir I, o monarca pagão de Novgorod e grão-príncipe de Kiev, aceitou a fé cristã ortodoxa e foi batizado na cidade de Quersoneso, na Crimeia. 

Aludindo a esse momento histórico, o líder russo Vladimir Putin declarou recentemente: "Russos e ucranianos são um só povo, um único todo".

No entanto, nos últimos dez séculos, a Ucrânia foi repetidamente invadida por potências rivais. Guerreiros mongóis do leste conquistaram a Rússia de Kiev no século 13.

No século 16, exércitos poloneses e lituanos invadiram o oeste. No século 17, a guerra entre a República das Duas Nações (Polônia e Lituânia) e o Czarado da Rússia deixou as terras para o leste do rio Dnieper sob controle imperial russo.

O leste ficou conhecido como a 'Margem Esquerda' da Ucrânia, enquanto as terras a oeste do Dniepre, ou 'Margem Direita', ficaram a mando da Polônia.

Mais de um século depois, em 1793, a Margem Direita (ocidental) da Ucrânia foi anexada pelo Império Russo. Ao longo dos anos que se seguiram, uma política conhecida como russificação proibiu o uso e o estudo da língua ucraniana, e os habitantes foram pressionadas a se converter à fé ortodoxa russa.

A Ucrânia sofreu alguns de seus maiores traumas durante o século 20. Após a revolução comunista de 1917, o país, como muitos outros, travou uma brutal guerra civil antes de ser totalmente absorvido pela União Soviética em 1922.

No início da década de 1930, a campanha de coletivização das fazendas promovida pelo líder soviético Joseph Stalin produziu uma grande fome que provocou a morte de milhões de ucranianos.

Conhecido como Holodomor, foi ato de genocídio do povo ucraniano, cometido pela liderança do Partido Comunista da União Soviética sob direção de Stálin no governo da URSS em entre os anos de 1932-1933, organizando uma fome artificial em massa.

Holodomor em ucraniano significa "matar pela fome" foi um período de fome na Ucrânia Soviética de 1932 a 1933 que causou a morte de milhões de ucranianos. 

Estimativas segundo alguns estudiosos dão conta que cerca de 12 milhões de ucranianos morreram.

A história se repete, sabemos como esta guerra começou mas, não sabemos como irá terminar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário