A oposição maçônica contra a ignorância acontece naturalmente e sem demandas sangrentas, como no caso das cisões da Reforma.
Mesmo a contragosto de maçons operativos, cujo fervor religioso era intenso, as mudanças foram ocorrendo em resultado da iluminação (Aufklärung, Kant) dos homens que se reuniam às escondidas do fanatismo da religião.
Aos poucos os grilhões da ditadura religiosa foram despedaçados pelo poder do pensamento.
A Maçonaria Especulativa adota a filosofia deísta e cunha a ideia Grande Arquiteto do Universo para solucionar os problemas de consciência religiosa, sustar o temor da vida após a morte usada despoticamente pelas religiões. Isto possibilita um forro de debate onde se discutem assuntos ligados à evolução do homem em sentido lato: longe de debates sobre religião e política militante, assuntos que sempre trazem consequências desastrosas ao convívio pacífico das pessoas.
Todo maçom sabe que na ordem maçônica ele alcança livremente à realidade última de si quando entende o significado do conceito Grande Arquiteto do Universo. Este significa a liberdade absoluta pelo poder do pensamento baseado num conceito de fé prática. É assemelhado ao proposto na filosofia moral de Kant, onde se reconhece nesta fé uma atitude comprometida com a moral, uma ação com objetivos necessários, práticos.
Todo maçom iluminado (Aufgeklärt, Kant) é profundamente religioso porque disso depende sua fé num Princípio Criador.
A Ordem Maçônica inspira profunda espiritualidade usufruindo de liberdade em sentido amplo, onde a principal liberdade reside no fato de partirem-se os grilhões que o tentam subjugar pelo medo às ameaças proferidas pelos religiosos com respeito à vida após a morte.
A Maçonaria prepara o adepto para o enfrentamento da angústia existencial. Na Maçonaria cada grau implica num relacionamento cada vez mais íntimo com a morte, onde esta é aceita como passagem de uma condição imperfeita para outra melhorada. E para que tal aconteça, não há necessidade de morrer de fato, isto é realizado simbolicamente — o maçom evolui a cada passo em direção à Luz (Aufklärung, Kant) que veio buscar na porta do templo maçônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário