Joia: Bolsa
A Bolsa representa simbolicamente o farnel do peregrino, do viajante, do pedinte, sendo esta a joia do Hospitaleiro que recolhe os óbolos dos Obreiros para as ações de caridade, solidariedade e beneficência da Loja.
Investidura e Posse:
Com a seguinte locução do Venerável Mestre eleito: “Irmão Hospitaleiro, investindo-vos no cargo de Hospitaleiro, representado pela Bolsa de Beneficência, entrego à vossa guarda uma das mais sublimes atividades maçônicas, a Solidariedade. Humana; Deveis estar sempre atento para que as necessidades de nossos Irmãos sejam sanadas pela mão de nossa beneficência, a tempo e a hora. O resultado de vosso trabalho estará na razão direta da atividade que desenvolverdes no desempenho de vosso cargo. Quanto mais diligenciardes, maiores serão os benefícios que nossa Loja poderá prestar. Confio em vós e sei que sabereis mediar essa grande responsabilidade que lhe foi imposta.”
Alfaias: Avental de Mestre e Colar com a joia do cargo.
Instrumentos de trabalho: Sacola para o recolhimento ritualístico dos óbolos dos Obreiros presentes na sessão.
Recebe diversas nomenclaturas: Bolsa ou Tronco; de Beneficência, de Solidariedade ou da Viúva.
Muitos autores afirmam, sem o necessário espírito crítico, que a prática se originou durante a construção do Templo de Salomão e nas Corporações de Ofício de Pedreiros, tecnicamente conhecidas como Maçonaria Operativa.
Comprova-se em inúmeras Old Charges, que essas Corporações, além de outras atribuições, disciplinava o trabalho e mantinha sistemas de proteção aos obreiros e suas famílias nos casos em que o membro estivesse impossibilitado de trabalhar. Pode-se dizer que essas Corporações seriam comparáveis aos modernos sindicatos e cooperativas.
Todavia, sabemos todos que a transformação da Maçonaria Operativa em Especulativa se deu paulatinamente, até que os membros não ligados a arte da construção, os “aceitos”, se tornaram maioria. Com a fundação da Grande Loja de Londres em 24 de junho de 1717, firma-se definitivamente a Maçonaria Especulativa.
Pois bem, nos Ritos de origem anglo-saxão não existe a prática da coleta dos óbolos durante as sessões.
Essa prática foi criada na França, inspirada na Caixa de Esmolas das Igrejas Católicas e usada nos Ritos de origem francesa.
O termo Tronco vem da palavra francesa “Tronc”, que tanto pode significar o tronco de uma árvore ou do corpo humano, como para a caixa de esmolas.
O primeiro registro histórico da introdução dessa prática na Maçonaria brasileira encontra-se na 14ª Ata do Livro de Ouro do Grande Oriente do Brasil, de 9 de setembro de 1822, Assembléia presidida pelo Irmão Joaquim Gonçalves Ledo, na falta do Grão Mestre José Bonifácio. Eis o texto do trecho da Ata, com a ortografia atualizada e com informações adicionais entre parênteses: “Fazendo-se por fim do sólio o costumado anúncio para as proposições a Bem da Ordem, concluiu o Irmão que tomara o Grande Malhete (Gonçalves Ledo), propondo a colocação de uma Caixa de Beneficência na Sala dos Passos Perdidos, onde em todas as sessões os Irmãos que a elas concorressem ficassem obrigados a lançar algumas moedas em sinal de sua caridade e que fazendo-se receita em separado do produto dessa caixa ele fosse aplicado ao socorro de viúvas necessitadas e educação de órfãos carecedores de meios de frequentar as escolas das primeiras letras. Esta proposição que bem dá a conhecer a sensibilidade e humanidade do proponente, foi geralmente aprovada com um entusiasmo cujos efeitos a Assembleia fará sem dúvida proveitosos aos objetos da mais bem empregada caridade”.
Correspondência na Abobada Celeste: Não há.
Atributos do cargo:
Dependendo da Potência Maçônica, o Hospitaleiro tem assento na Coluna do Sul próximo a mesa do Chanceler ou na Coluna do Norte próximo a do Tesoureiro e, por consequência, o Mestre de Cerimônias fica na posição inversa a do Hospitaleiro. No nosso entendimento, a localização mais lógica desses dois Oficiais seria o Mestre de Cerimônias ao Sul e o Hospitaleiro ao Norte, ficando próximo do Tesoureiro, com quem interage, até por dever do ofício, dentro e fora da Loja.
Durante as sessões faz circular ritualisticamente o Tronco de Beneficência, recolhendo os óbolos dos presentes e, ao final, dirige-se à mesa do Tesoureiro ajudando-o a conferir a coleta, cujo resultado fica entregue ao Tesoureiro, mas creditado ao Hospitaleiro, que é o gestor, juntamente com o Venerável Mestre, dos recursos gerados no Tronco, que devem ser utilizados unicamente para os seus fins, a beneficência, a solidariedade e à caridade.
As funções do Hospitaleiro são complexas e de diversas índoles, sendo responsável pelas atividades beneficentes da Loja, mas também incumbido de visitar os Irmãos enfermos e prover os que se encontram em dificuldades.
Nos aspectos beneficentes, deve priorizar os Irmãos da Loja, inclusive consultando o Tesoureiro sobre os que estão em atraso com suas contribuições pecuniárias e, antes de qualquer cobrança aos inadimplentes, deve contatá-los para verificar se estão com problemas financeiros e propor a ajuda que se fizer necessária.
A escolha do Mestre que deverá exercer a função de Hospitaleiro deve recair sobre um Irmão com forte espírito fraternal e caritativo e que disponha de tempo livre no mundo profano para estar sempre de “Pé e à Ordem” quando for necessário ajudar um Irmão ou uma obra beneficente da Loja.
Do livro *Manual dos Cargos em Loja do REAA do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz
Interessados no livro contatar o autor, Irm.’. Almir, no WhatsApp (21) 99568-1350
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