O irmão Sérgio Quirino é Grão-Mestre da GLMMG 2021/2024
O título pode soar estranho e até mesmo desvinculado da Ordem Maçônica, o que, de certa forma, deve ser.
Porém é preciso salientar um equívoco na propositura “DA Pedra Bruta” ser transformada EM “Pedra Cúbica”, inclusive a interpretação comum do Maçom SER a pedra. O Maçom não é a pedra.
A ideia errônea de que somos uma pedra bruta se passa quase como um dogma. Mas, se realmente o fôssemos, haveria contradições balizares que antecedem à iniciação.
Então, o padrinho não conhecia a “brutalidade” do candidato? Os documentos apresentados, que atestam a polidez do candidato não seriam legítimos? Os sindicantes teriam sido superficiais no desenvolvimento da lavra? Houve falta de compromisso no escrutínio?⁹
Por isso, afirmamos que a Maçonaria não é um reformatório, uma vez que não somos um estabelecimento de reeducação para delinquentes ou em perigo de delinquência. Desculpem a forma incisiva, mas precisamos esclarecer que:
MAÇONARIA É UMA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO!
As instruções maçônicas servem para aprimorar O QUE EU SOU, a fim de me tornar melhor DO QUE SOU. Os labores maçônicos sobre O QUE EU SOU são o arremate para completar O QUE EU SOU. E, finalmente, os valores maçônicos me aprofundam no MEU EU, para me tomar exímio na minha essência, no MEU verdadeiro EU.
Então, que estória é esta de Pedra Bruta e Pedra Cúbica?
NÓS NÃO SOMOS PEDRA BRUTA E NUNCA NOS TORNAREMOS PEDRA CÚBICA.
VIVER SIGNIFICA UM PROCESSO DE ETERNO APRENDIZADO.
SE HOUVESSE PERFEIÇÃO, NÃO ESTARÍAMOS NESTE PLANO.
Há algo de negativo em cada ser humano, uma brutalidade inerente à nossa condição primária de animal. Encontramos o personagem de “coração de pedra” não apenas, nas estórias infantis. Esta é nossa alegoria. Não somos a pedra. Porém há dentro de nós uma pedra desforme, pesada e bruta.
A lapidação na Maçonaria se dá internamente; e não externamente. Como provocação para reflexões, visualizemos este processo: Fácil imaginar que pensarão em um homem com uma pedra cúbica dentro do peito, após a lapidação.
Mas, o que é uma Pedra Cúbica? Resposta imediata: Uma pedra em forma de cubo.
Mas, o que é um cubo? Na geometria, é um sólido composto de seis faces quadradas de igual tamanho.
Mas, e se o cubo em questão não for de geometria, mas sim de álgebra?
Em álgebra, o cubo é a terceira potência de um número, ou seja, um valor multiplicado por si três vezes. Por exemplo: 3X3X3.
ENTÃO, ATRÁVES DE SÍMBOLOS E ALEGORIAS, A MAÇONARIA POTÊNCIALIZA AO CUBO OS VALORES QUE JÁ POSSUÍMOS PROMOVENDO NOSSO APERFEIÇOAMENTO, O QUE NOS TORNA MENOS BRUTOS.
Seguimos neste 16o ano de compartilhamento de instruções maçônicas, porque acreditamos fielmente que um mundo melhor se constrói pela qualificação do artífice. Precisamos nos reanimar permanentemente para o bom uso do malho e do cinzel.
Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário