Por mais que o óbvio seja óbvio, para alguns haverá algo a questionar. Não se irrite com isso, pelo contrário, aproveite a oportunidade para exercitar a paciência e o bom humor.
Ao invés de irritar-se, procure olhar a situação por outro ponto de vista.
Será que o óbvio é 100% aceitável. A Terra foi considerada plana por muitos anos e isso parecia ser o óbvio, mas não era...
Coloque-se no lugar do outro, tenha empatia e busque uma forma amável de lhe apresentar o seu ponto de vista, mas de uma forma inteligente e pacífica.
Perceba que haverá momentos que o silêncio deverá imperar, pois qualquer verbo que utilizar será para alimentar ainda mais a raiva do outro.
Nessa hora é necessário ser inteligente e manter o seu controle. Mudar de assunto é uma estratégia, inventar uma desculpa e afastar-se é outra.
Admitamos que também somos falhos e que também erramos em nossos pontos de vista.
O Sábio aprendeu a escutar e observar. Mas a principal ferramenta de trabalho dele é analisar todos os pontos de vista, sem combatê-los, simplesmente deixando fluir e se ele perceber que você não está preparado para a verdade ou seja o ponto de vista dele, não dirá nada e seguirá em frente.
Lógico que não devemos deixar o outro seguir em direção ao abismo, mas haverá horas que ele terá que ver o abismo, para poder tomar consciência de seu ponto de vista equivocado.
Perceba que no final, temos que manter o nosso controle e ficar atento ao nosso ponto de vista, pois é ele que nos levará ao abismo ou não. Fique atento a todos os óbvios que estiverem a sua frente, pois ele pode ser apenas o seu ponto de vista...
Medite!
A paz começa comigo!
A paz começa com você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário