A UNESCO instituiu o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Filosofia.
Isto deveu-se ao fato da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos que a envolvem, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, até como forma de contribuir para a promoção da tolerância e da paz.
Grosso modo, a forma mais simples e direta para se definir FILOSOFIA é a composição dos termos gregos FILOS (amor) e SOPHIA (sabedoria).
Trata-se, pois, de um exercício único exclusivo experimentado apenas pelo ser humano, consciente de sua própria ignorância.
Segundo relatos históricos esta definição é atribuída ao filósofo grego Pitágoras (VI a.C.)
Já de acordo com o filósofo grego Platão, a Filosofia encontra um conceito mais elaborado que dá conta sobre a investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém contida na realidade empírica e das aparências sensíveis.
De maneira um pouco mais sintética, porém consistente e objetiva, a
Filosofia ocupa-se estudar, analisar e discutir a essência da humanidade e a realidade que nos cerca.
Questões como, Conhecimento, Origem, Existência, Razão, Mente e Linguagem constituem o arcabouço de que se valem os Pensadores para buscar a compreensão e o aprimoramento da Consciência Humana, ou seja, exatamente o que propõe a Maçonaria, cuja missão precípua é fazer com que o ser humano trabalhe e arquitete seu templo interior e assim possa proporcionar a felicidade a toda humanidade.
Ter a consciência de que tudo isso, só é possível mediante o entendimento inequívoco da existência de um Princípio Criador e Incriado do Universo, é o que alicerça e dá sustentação e referência ao significado da Filosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário