Yeshivá é um local onde judeus se reúnem para estudar Torá e as tradições rabínicas. Originalmente referia-se a uma academia para alunos avançados, hoje o termo também se refere a escolas primárias judaicas, onde estudos judaicos compõem uma parte significativa do currículo.
História da Yeshivá
Segundo a tradição, a instituição da yeshivá antecedeu até mesmo a entrega da Torá. Shem e Eber, respectivamente filho e neto de Noach, lideraram uma yeshivá, na qual Avraham, 1 Yitschac, 2 e Yaacov 3 estudaram lá. Assim, antes de Yaacov e sua família se mudarem para o Egito, ele enviou Yehudá para estabelecer uma yeshivá também.4
Após a outorga da Torá, a yeshivá tornou-se o local onde a Torá e as tradições orais eram transmitidas de geração em geração. Durante a era do Segundo Templo, houve grandes yeshivot lideradas pelos grandes sábios da época.
Os ensinamentos dessas academias foram registrados na Mishná, Midrash, Guemara e outros textos daquele período. Isso continuou mesmo após o povo judeu ter sido exilado. Como a comunidade judaica na Terra Santa diminuiu, as yeshivot de Bavel (atual Irã e Iraque) se destacaram como centros de erudição judaica.
Durante o período dos Rishonim (aproximadamente 1000-1500 EC) foram substituídas por yeshivot na Espanha (Sepharad) e na França-Alemanha (Ashkenaz). Em muitas comunidades, o rabino da cidade também liderou uma yeshivá. Estes eram frequentemente assuntos ad hoc, nos quais os alunos estudavam em um pequeno anexo à casa do rabino ou adjacente à sinagoga local.
O Movimento Yeshivá
Ao longo do século XIX, uma nova onda de yeshivot foi aberta na Europa Central e Oriental. Com funcionários oficiais, currículos e salas de estudo, eles infundiram o estudo da Torá com propósito, dedicação e orgulho.
Exemplos notáveis incluem Yeshivá de a Volozhin - um modelo que foi duplicado por toda a Lituânia, e a Yeshivá de Pressburg - no que é hoje Bratislava - que deixou uma marca indelével nos judeus austro-húngaros.
Em 1896, o Rabino Shalom Dov Ber Schneersohn, o quinto Rebe de Chabad, abriu uma única yeshivá na cidade russa de Lubavitch, onde, além das longas horas dedicadas ao Talmud e à lei judaica, uma parte significativa do dia foi dedicada ao estudo dos ensinamentos chassídicos. Esta yeshivá gerou muitas yeshivot de Chabad espalhadas no mundo todo (incluindo a rede subterrânea de yeshivot de Chabad que operava na União Soviética).
Termos Importantes da Yeshivá
Mesivta: A palavra aramaica para Yeshivá é metivta (ou mesivta na pronúncia Ashkenazi). Em muitos círculos, o mesivta pode ser usado como um nome próprio como parte do nome de uma dada yeshivá, mas não é usado como um termo genérico que se refere a um local de estudo da Torá. Na linguagem Chabad, mesivta se refere a uma Yeshivá ketaná (“pequena yeshivá”) para estudantes mais jovens do ensino médio.
Beit Midrash: Beis medrash, na pronúncia Ashkenazi, significa “casa de estudo”. Ao contrário da sinagoga, onde a atividade principal é rezar, o beit midrash é usado principalmente para o estudo da Torá, embora a oração também aconteça lá. Além de se referir ao local dedicado aos estudos, ele geralmente se refere a uma yeshivá para alunos mais velhos do ensino médio, também conhecida como “yeshivá guedolá” (“grande yeshivá”).
Colel: Literalmente “coletivo”, um Colel é um programa de yeshivá para homens casados, que frequentemente recebem um pequeno salário para que possam se dedicar ao estudo da Torá.
Quem é Quem na Yeshivá?
Rosh Yeshivá: A “cabeça da academia”, o Rosh Yeshivá pode ensinar a todos os alunos ou apenas aos estudiosos mais talentosos.
Mashguiach: O “supervisor” é responsável pelo desempenho e bem-estar dos alunos da yeshivá. Em algumas yeshivot, o mashgiach pode se dirigir aos estudantes regularmente.
Mashpia: No sistema da yeshivá Chabad, muitas das responsabilidades associadas ao mashguiach estão no domínio do mashpia (“doador”) que fornece orientação em questões de progresso espiritual e desenvolvimento pessoal, além de ensinar aos alunos textos chassídicos.
Menahel: O diretor pode ser responsável por admissões de estudantes, logística, decisões políticas e, geralmente, garantir que tudo esteja funcionando bem.
Talmid: Palavra hebraica para "estudante", o talmid é a espinha dorsal da Yeshivá e a razão de sua existência.
Isso pode ser dividido em duas categorias:
Avreich: hebraico para "peer", refere-se a um companheiro de Colel.
Bochur: Alternativamente traduzido como “jovem” ou “escolhido”, refere-se especificamente a um estudante solteiro.
NOTAS
1. Yoma 58b.
2. Jerusalem Targum para Bereshit 24:62.
3. Bereshit Rabá 63:27.
4. Bereshit Rabá 95:3. Presumivelmente, embora a Torá não tivesse sido “dada”, eles estudaram o conhecimento e a instrução Divina como comunicados a Adam, Noach e outros.
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