dezembro 10, 2022

FUTEBOL E MAÇONARIA




Em 26 de outubro de 1863 se estabeleceram por escrito as regras do futebol, ao se constituir a Federação Inglesa de Futebol em reunião realizada na Taberna dos Franco maçons Queen Elizabeth n. 11 em Londres, local de reunião de Lojas Maçônicas.

Naquele encontro surgiram sérias divergências entre os participantes. Uma ala, encabeçada pelos representantes da cidade de Rugby, era partidária de permitir o uso das mãos na prática do jogo, porém um grupo da cidade de Harrow se inclinava por permitir exclusivamente o uso dos pés e da cabeça.

Os delegados favoráveis a permitir o uso das mãos se retiraram da reunião e estabeleceram as bases do esporte a que chamaram de Rugby.

Entre as deliberações tomadas naquela ocasião, na reunião da Freemason's Tavern, se decidiu que seria um esporte jogado entre conjuntos de 11 jogadores de cada lado, com quatro árbitros para que as normas sejam cumpridas. O terreno do jogo seria retangular, com grama natural, com um arco de cada lado do campo. O objetivo do jogo seria o deslocamento de uma pelota com qualquer parte do corpo que não sejam mãos e braços, mas principalmente com os pés, para tentar introduzir a bola no arco adversário. Essa ação seria denominada GOL. A equipe que lograsse obter mais gols em uma partida de 90 minutos seria a vencedora.

Entre os principais promotores deste novo esporte se encontravam maçons que escolheram para a reunião a Taberna dos Franco maçons.

O futebol adotou os princípios maçônicos e o espírito de igualdade e fraternidade sem distinção de raça, nacionalidade, ideologia, gênero ou religião, como estamos observando nesta Copa do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário