janeiro 14, 2023

AQUI COLOMBO INICIOU SUA VIAGEM



O pequeno porto fluvial de Palos na Espanha não é uma visão muito imponente, se considerarmos a mudança global na humanidade que ele proporcionou, pois foi de lá que em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu rumo ao desconhecido, acabando por chegar na incógnita América.

Porém, ao que parece, o genovês não foi o primeiro navegante a partir de Palos para o que havia além, e voltando para contar a história. De acordo com o grande geógrafo, explorador e historiador de Bagdá Ali al-Masudi, conhecido também como o ''O Heródoto dos Árabes'', 603 anos antes de Colombo, em 889, um outro navegante, porém afro-árabe de nome Khashkhash Ibn Said Ibn Aswad (''filho do Preto'') partiu de Palos, na época Delba no Emirado de Córdoba, rumo à ''ard majhula'', ''terra desconhecida''. Ele narra em seu Murūj aḏ-Ḏahab (''Prados de Ouro'') compilado em 947:

''No Oceano dos Nevoeiros (o Atlântico) existem muitas curiosidades que mencionamos detalhadamente em nosso Akhbar az-Zaman (Notícias de nossa Era), com base no que vimos lá, aventureiros que o penetram arriscando suas vida, alguns retornando em segurança, outros perecendo na tentativa. Assim, um certo habitante de Córdoba, chamado Khashkhash, reuniu um grupo de jovens, seus co-cidadãos, e partiu em uma viagem neste oceano. Depois de muito tempo, ele voltou com butim. Todos andaluzes conhece essa história.''

O relato de al-Masudi, entretanto, não é o único sobre a exploração árabe-ibérica do Atlântico, havendo também o, muito mais detalhado, registro de outro grande geografo muçulmano, o famoso Al-Idrisi do século XII, sobre árabes de Lisboa em Portugal que também se lançaram no Atlântico e descobriram terras novas, que os mais céticos especulam ser as Canárias, Madeira ou Açores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário