janeiro 15, 2023

BOM SENSO NA MAÇONARIA - Sidnei Godinho


Em um mundo que sufoca pela maldade galopante e pela falta de dignidade, aqueles integrantes de um seleto grupo, que se propuseram a encontrar a verdadeira luz, carecem de então proceder como verdadeiros iniciados.

Não se pode aceitar que interesses pessoais e políticos sobrepujem os princípios de Moral e Bons Costumes.

Não se pode aceitar que a minoria tente sempre dominar toda uma instituição (ou mesmo uma nação) com seus interesses escusos, como se senhores fossem da realidade, manipulando processos e pessoas, quando no íntimo são apenas escravos de suas vaidades de poder e brilho. 

Para que a Maçonaria seja perene ela intima que se vençam as paixões e se sujeitem suas vontades.

É somente através desta infindável luta do bem contra o mal que o homem consegue purificar sua natureza e alcançar a pureza de um novo ser.

A Perfeição e a Justiça são objetivos a serem buscados diuturnamente e não há como alcançá-los sem o Bom Senso nas ações do dia-a-dia.

O maçom jamais pode ser" inocente " em suas decisões, pois o que se ensina na Ordem é a alcançar o Conhecimento; e *A Sabedoria é oposta à ingenuidade.*

Alegar desconhecer alguns de nossos princípios nem mesmo caracteriza excludente de ilicitude, mas ao contrário evidencia a falta de preparo e o descaso do irmão que ao longo de sua jornada demonstra não ter abandonado suas vaidades.

É preciso estudar e se preparar até para usar a voz em uma sessão e não se tornar um monólogo infrutífero de alguém despreparado.

Que a inspiração para o tão necessário Bom Senso venha daquele que o primeiro exemplo deixou:

... Nem tudo o que "Eu Posso fazer eu *DEVO* fazer...

Que assim seja.'.





Nenhum comentário:

Postar um comentário