Por definição, nivelar pode ser entendido como o ato de se reduzir a um só plano, de se planificar.
Na Maçonaria, o Nível pode simbolizar a igualdade entre os Irmãos.
Em decorrência da definição que se apresentou, pode-se entender este conceito como o ato de “nivelar por baixo”, de diminuir os que mais se destacaram em favor daqueles que alcançaram desempenho aquém.
Na Maçonaria Operativa, era preciso adicionar argamassa para se nivelar.
O nivelamento não ocorria pela redução.
Assim, simbolicamente, ao usar o Nível, o Maçom deve buscar se nivelar aos planos moralmente e espiritualmente mais elevados, em vez de buscar seu nivelamento social pela redução do valor de outrem.
Noutra abordagem, os Maçons Operativos legaram aos Especulativos a ferramenta Nível, tal qual se conhece.
Em Construção Civil, o instrumento hoje difere, ao possuir um pequeno reservatório líquido com uma bolha que mede o equilíbrio do conjunto.
Simbolicamente, em ambas as formas, o Nível lembra ao Maçom a necessidade de medir seu equilíbrio moral.
Estar em equilíbrio não significa “ficar em cima do muro”, mas ponderar as variáveis de uma dada situação, decidir e então agir.
Nesse contexto, a Temperança é a Virtude Cardeal que exprime o equilíbrio, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos.
Em Loja, o equilíbrio é um exercício salutar, pois um debate ponderado entre Irmãos possui notório potencial de criar um ambiente propício ao aperfeiçoamento moral.
Por outro lado, praticar o equilíbrio fora de Loja é necessário, uma vez que se observa, nos dias de hoje, preocupante desvalorização das Virtudes, diferentemente da postura que o Maçom deve adotar com relação a tais valores.
Assim, no simbólico processo de construção da Catedral Social, cabe ao Maçom agir em sociedade como o Nível, com uso da Temperança e em prol das Virtudes.
O Nível, portanto, mostra que não basta a cada um apenas trabalhar sua Pedra Bruta, pois é preciso também medir o resultado do polimento de suas asperezas, com foco no nivelamento, no equilíbrio moral, o que pode, e deve, ser feito com uso do Nível.
Essa importante ferramenta permite ao Maçom, simbolicamente, controlar a força criadora do homem, de maneira a direcionar sua vontade para a reconstrução de si mesmo e para empreender valorosas realizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário