fevereiro 18, 2023

A ABELHA



A abelha simboliza a imortalidade, a ordem, a diligência, a lealdade, a cooperação, a nobreza, a alma, o amor e a dor. 

Algumas características marcantes desses insetos, que buscam o pólen das flores para produzir seu alimento, são: a organização, o labor e a disciplina.

A abelha mestra é a matriarcal de uma comunidade de abelhas, uma vez que a vida na colmeia gira em torno de sua existência. Feita essa consideração, a abelha mestra simboliza a realeza, a maternidade, a fertilidade posto que já esteve associada à Virgem Maria.

No Antigo Egito, a abelha era um símbolo da realeza. Acreditava-se que esse inseto voador havia sido gerado a partir das lágrimas de Rá, o deus sol egípcio. Assim, símbolo real e solar, sua imagem mais difundida é como de símbolo da alma, aquela que purifica pelo fogo e nutre com o mel.

Na Grécia, a abelha era associada à Deméter, a "deusa mãe" da agricultura e da colheita; a abelha, para os gregos, simboliza a alma, seja aquela que sai do corpo ou aquela que desce ao inferno. Segundo, o filósofo grego Platão, “A alma dos homens sombrios reencarnam sob forma de abelha.”

A abelha, no cristianismo, simboliza a luz, a lealdade, a diligência, a ordem e a colaboração. Da mesma maneira, a abelha é considerada um emblema de Cristo, uma vez que ele, por um lado, possui um grande doçura e misericórdia, associadas ao mel; e, por outro, a justiça, representado pelo ferrão da abelha. Não obstante, por sua vez, as operárias da colmeia simbolizam o servo de Deus, o leal, ordeiro e diligente.

Os opostos bem/mal, também se encontram simbolizados nela uma vez que o mal encontra-se simbolizado pelo ferrão e o bem pelo mel.

No Hinduísmo, a abelha está associada com Kama, o deus do amor, representado por um jovem montado num papagaio, que carrega um arco e flecha. O fio do arco, feito por abelhas, pode ser associado ao cupido e simboliza a dor e o amor.

Fonte: Acervo da ARLS Berço dos Bandeirantes, 692 (GLESP) - Or. de Santana de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário