Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer ou ter consciência de si próprio.
A propósito, não há exagero em afirmar que grande número de maçons, membros ativos de nossas Lojas, não tem conhecimento do que é a Maçonaria, o que faz, o seu objetivo.
Por diversas vezes ouvimos dizer que determinado Irmão é um conhecedor profundo das coisas maçônicas, pelo simples fato de poder recitar de cor algumas partes do Ritual.
Não há dúvida que é muito bonito, prático e necessário que, cada um, na função que eventualmente exerça, procure memorizar a sua parte para que, da sua atuação, bom desempenho e desembaraço, resulte em brilhantismo o ato ou solenidade da qual é um dos componentes.
Mas, entre decorar pequena parte de um ato e a assimilação e interpretação dos conhecimentos gerais maçônicos, existe uma grande diferença.
Em uma Loja ativa e progressista, onde a renovação é uma constante, reconhecemos, em parte, a impossibilidade de uma efetiva atenção àqueles que tenham ingressado nos quadro da Instituição. Mas, não encaremos esse fato como uma falha.
Nós, ao iniciarmos a caminhada ao primeiro degrau da escada de Jacob, não nos propusemos, como primeiro dever, a nos tornarmos cada vez melhor? E temos cumprido com o nosso dever? Não, pois deixamos de encarar como real necessidade a prática de instruções quando pode, em igualdade de condições, ser substituída pela leitura nas horas de lazer.
Poderá faltar tempo disponível, ou um pouco de boa vontade, mas o que não se pode negar é que existem meios, ao alcance de todos, proporcionando conhecimentos de suma importância sobre a Maçonaria.
Não podemos esquecer que pertencemos a uma Instituição que, através dos séculos, vem cada vez mais se fortalecendo como organização fraterna e universal, cujos propósitos são os de unir os homens de toda a esfera da vida, permitindo-os se situarem em um mesmo nível, para lutarem juntos pelo predomínio, na espécie humana, dos ideais de fraternidade, verdade, caridade, altruísmo, honestidade, moralidade, educação e progresso.
Devemos sentir orgulho por pertencermos a nossa Ordem, que tem por lema "Servir aos outros"; mas, para que possamos bem servir, é indispensável, preliminarmente, que estejamos capacitados e aptos através dos conhecimentos adquiridos, para um ótimo desempenho de nossas funções, como eficientes maçons.
Dedique alguns minutos por dia à leitura dos Rituais e da literatura maçônica, e você notará a diferença existente entre a Maçonaria autêntica, a verdadeira Maçonaria, e aquela da qual, por dever ou obrigação, sem noções ou conhecimentos, você pratica e acha que não é nenhum modelo de perfeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário