Observe como a relação semântica na etimologia das palavras, em muitos casos encontra origem nos elementos da própria História.
Na Roma antiga havia um instrumento chamado "TRIPALIUM" que constituía-se de três (tri) paus (palium) que era utilizado como um dispositivo para torturar e punir os escravos e aqueles que deixavam de pagar seus impostos, levando-os a um estado estuante de dor física e mental.
Daí o advento, por meio de um processo de corruptela linguística de associação de som e imagem do vocábulo latino "TRIPALIUM" para o português "TRABALHO".
O substantivo "trabalho" formalmente significa conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.
Contudo, ontologicamente, "trabalho" representa a própria compleição física e mental da natureza humana, que confere propriedade e sentido de sua existência.
Interessante ainda registrar que o conceito de "trabalho" historicamente está associado à idéia de cansaço, fardo e dificuldade braçal ou intelectual.
Estabelecendo-se outra associação vocabular, observe que em Português temos ainda um sinônimo de "trabalho" que é a palavra "labor".
Labor advém do Latim "LABORE", que originalmente se refere a tarefa árdua ou labuta.
No campo semântico porém, há uma tênue diferença entre *labor* e *trabalho*.
Grosso modo, "Labor" encerra a conotação de uma atividade mais pesada e sofrida.
"Trabalho", por outro lado, pressupõe um exercício mais racional, artístico ou criativo em que o indivíduo tem que pensar mais e valer-se da intelectualidade, de métodos, de estratégias e não apenas uma atividade braçal ou operacional.
Curioso que em Italiano, a língua primogênita do Latim, a palavra "Lavoro" é o que se designa trabalho.
Temos em Português as seguintes palavras derivadas de "Labor" :
- laboratório
- laborial
- lavra
- lavratura
- lavrar
- lavoura
- elaboração
- elaborar
Cada uma porém, possui seu próprio significado e emprego em nosso universo linguístico.
Bom Trabalho a Todos !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário