março 09, 2023

CABRAL INICIA A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO

 



Pedro Alvares, depois Cabral, filho de Fernão e Isabel nasceu em Belmonte, no norte de Portugal, mas foi criado em Lisboa, no mundo da corte, onde aprendeu a atirar e a cavalgar, estudou latim, aritmética, geografia e astronomia e constituiu-se bom fidalgo, com primores de honra, ganhando o título de Senhor de Belmonte e Alcaide Mor de Azuzara. Casou-se em 1503 com uma mulher riquíssima, com quem teve 6 filhos.

Aos 33 anos saiu de Lisboa ao meio dia, com a maior frota já montada até aqueles dias, nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentosapós um grande evento no dia anterior com a presença do rei e uma grande multidão. 

Cinco dias depois da partida, a frota passou pelas Ilhas Canárias, depois Cabo Verde. Uma das naus desapareceu, cruzou a linha do Equador em 9 de abril e alguns dias depois avistaram algas marinhas e pensavam que estavam nas Índias. No dia 22 de abril avistaram o Monte Pascoal. 

Assim D. Manuel, O Venturoso, descreve o fato: o dito meu capitão, Pedro Alvares, com 13 naus, partiu de Lisboa a nove dias de março do ano passado e nas oitavas de Páscoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu a que pos o nome de Santa Crus, em que achou gentes nuas como na primeira inocência, mansas e pacíficas, a qual pareceu que Nosso Senhor milagrosamente quis que se achasse porque é muito conveniente e necessária a navegação da India, porque ali corrigiu suas naus e tomou água, e pelo caminho grande que tinha para andar não se deteve para se informar das coisas da dita terra, somente dali me enviou um navio a notificar-me como a achara, e seguiu seu caminho pela via do Cabo da Boa Esperança.

TUDO COMEÇOU EM 9 DE MARÇO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário