março 27, 2023

QUEM FORAM OS BÁRBAROS ?



De modo geral, os bárbaros eram os povos que habitavam a região da Germânia, conhecidos como povos germânicos. Estes, estavam além dos limites do enorme império romano, e na ótica dos mesmos, eram considerados povos estrangeiros.

Bárbaros é um termo usado na sociedade grega para designar um povo de cultura diferente dos gregos, e com o domínio romano sobre a Grécia, o termo foi assimilado pela cultura romana.

Em pouco tempo, o termo bárbaro deixou de ser usado para referir-se a estrangeiros, e passou a ser usado especificamente para citar os povos vindos do norte da Europa, ou, os povos germânicos. Esses, eram formados por diversas culturas e se estabeleceram em vastas regiões a partir do século III d.C., onde pouco a pouco migraram para terras do Império Romano do Ocidente, onde algumas invasões ocorriam em forma de ocupações e outras em forma de verdadeiras guerras.

O termo bárbaro é usado como modo de expressar desprezo por determinada cultura, usado de diferentes modos durante a história. Na Grécia ao ascender as Guerras Médicas, o termo passou a ganhar ampla conotação, popularizado ao se referir a tudo que era indesejado aos gregos, podendo considerar-se como bárbaro aos olhos gregos os persas, egípcios, celtas ou fenícios.

Como dito, após ao domínio romano na Grécia, esse termo ganhou novo significado, com a semântica semelhante, ou seja, aquele povo que era indesejado ou ‘’inferior’’, nesse caso, aos romanos, e considerando as invasões, saques e conflitos entre germânicos e romanos, esses foram os que ganharam a alcunha, dentre esses povos podemos citar: Francos, Alamanos, Visigodos, Ostrogodos, Vândalos, Saxões, Hérulos, Suevos e dentre outros.


fonte: EraClássica

Nenhum comentário:

Postar um comentário