Ainda que a origem deste nome seja relativamente obscura, ensejando algumas diferentes interpretações, fato é, que ABRIL, o quarto mês do calendário gregoriano, possui duas vertentes principais quanto a sua etimologia e significado.
Uma corrente de etimólogos é partidária do entendimento de que o nome advenha do Latim "APRILIS" que significa "abrir" numa referência à germinação das culturas no Hemisfério Norte, pois lá, a estação do ano é a Primavera.
Outra porém, entende que o vocábulo advenha de "Aprus", termo relacionado a "Afroditis", nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril".
Independentemente destas especulações etimológicas, ABRIL é a abertura do Outono aqui no hemisfério sul.
Já que a abordagem dá conta sobre a abertura do mês de ABRIL neste ano corrente de *2023* da era vulgar, não custa lembrar que a origem do chamado 1o. de Abril, com Dia da Mentira, tem um componente histórico, cujas tradições orais traduzem a seguinte narrativa:
Segundo relatos de alguns historiadores, com a instituição do Calendário Gregoriano na França em 1582, em lugar do Juliano, isso acabou causando um certa confusão entre as pessoas.
Muitas, nem tinham sido informadas quanto à mudança, sem contar as limitações e dificuldades à época, para que as notícias ganhassem alcance.
Assim, o primeiro dia do ano, deixou de ser em Abril e passou para Janeiro.
Diante desta significativa mudança, a data passou a ser chamada pelos europeus como 1o. de Abril , Dia da Mentira.
O fato alastrou-se por todo o continente e ganhando influência em todo o Ocidente.
Daí a analogia com a Mentira, e por conseguinte, as brincadeiras que surgiram baseados na referida data.
No Brasil, especificamente o mês da Abril registra as seguintes datas mais marcantes do ponto de vista histórico-cultural:
19/04 Dia do Índio
21/04 Tiradentes (herói nacional) e a data de fundação de Brasília, capital federal.
22/04 Descobrimento do Brasil
Ainda aqui no Brasil, em termos de Celebrações Religiosas, apesar do caráter móvel, habitualmente no mês de Abril comemoram-se a Páscoa (festa cristã) e o Pessach (festa judaica).
Apenas a título de curiosidade para fechar esse breve capítulo, vale lembrar que o calendário que hoje utilizamos trata-se de uma evolução do antigo calendário romano, em que vários meses ostentavam nomes de deuses pagãos.
Que o majestoso azul celeste, tão típico de Abril, aqui em nosso hemisfério, bem como a leve queda de temperaturas, possam propiciar-nos dias melhores e mais felizes, estimulando nossas disposições da alma a devotar nossos propósitos na busca incansável pela prática do bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário