Invariavelmente as antigas instituições filosóficas e religiosas dividiam seus ensinamentos em públicos ou exotéricos (de caráter geral e ético, ministrados sob a forma de contos, alegorias e parábolas) e secretos ou esotéricos (de caráter individual e místico, reservados aos iniciados).
Jesus também assim procedeu. Na Bíblia podemos confirmar que se para o público em geral seus ensinamentos eram limitados e por parábolas, para seus discípulos tudo lhes era revelado:
*Marcos 4:11: E ele disse-lhes: A vós é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora, todas estas coisas se ensinam por parábolas*
*Marcos 4:34: E sem parábolas nunca lhes falava; porém tudo declarava em particular aos seus discípulos*
No período operativo da Maçonaria, os segredos do ofício e das técnicas de construção utilizadas pelos Maçons era de fundamental importância, pois lhes assegurava a sobrevivência através de uma reserva de mercado. Também os sinais, toques e palavras garantiam trabalho e proteção para aqueles que viajavam de um lugar para outro.
Em capítulo precedente já vimos a importância que se dava aos segredos dos Maçons operativos no Poema Regius.
Também vimos em outro capítulo, na Lenda Hirâmica, a importância das palavras e sinais secretos:
Alec Mellor in Dicionário da Franco-Maçonaria e dos Franco-Maçons afirma que nunca faltarão concepções fantasiosas e até aberrantes do Segredo maçônico, alimentando tanto os detratores da Maçonaria quanto a credulidade humana.
A essa afirmativa, podemos acrescentar que os próprios Maçons são os responsáveis pelas ideias erroneas sobre o Segredo maçônico. Para muitos Maçons, tudo é segredo e quando são perguntados a respeito de um assunto trivial, respondem com ar professoral com um enigmático “isso é segredo”, seja por uma convicção erronea do que efetivamente é segredo, seja para encobrir seu desconhecimento sobre o assunto que lhe foi perguntado.
Segundo Mellor, o Segredo da Maçonaria corresponde a duas distintas noções:
*- Os Segredos (no plural), que dizem respeito aos sinais, palavras e toques pelos quais os Maçons se reconhecem e se “distinguem dos outros homens*
*- O Segredo (no singular), que é um conceito totalmente filosófico e de conteúdo variável*
*Para alguns, concebido como o estado de iluminação interior atingido na Iniciação e que a linguagem humana não saberia traduzir e, portanto, trair, visto que as palavras correspondem a conceitos ao passo que o pensamento iniciático eleva-se acima do pensamento conceitual*
*Para outros, o Segredo não conduz a um conteúdo de ideias, mas é de ordem moral e não passa da ascese simbolizada pelo ritual e destinada a realizar o homem ideal. A concepção cristianizada dessa ascese torna-a um meio privilegiado de salvação*
Jesus Hortal, reitor da PUC-RJ in Maçonaria e Igreja, afirma:
*O segredo maçônico é uma espécie de viagem espiritual que o iniciado faz e que dificilmente poderia exprimir-se com palavras. É algo que o maçom guarda para si. Quanto mais velho, mais volumoso é o seu segredo, composto dos resquícios de suas experiências de vida*
Jean-Jacques Casanova de Seingalt (1725-1798), o célebre aventureiro veneziano do século XVIII, conhecido em nossos dias como o libertino Casanova, teve o seu texto História da Minha Vida deturpado quando de sua publicação no século XIX. Mas em 1960 o texto original foi publicado na França, surgindo então seu verdadeiro pensamento, pleno de psicologia e perspicácia. Conquanto não se possa citá-lo como modelo de virtude nem como exemplo de Maçom, reproduzimos a seguir suas interessantes observações sobre o Segredo da Maçonaria:
*Os homens que se fazem receber Maçons apenas com a intenção de conseguir o conhecimento do segredo da Ordem, correm grande risco de envelhecer sob a colher de pedreiro sem jamais atingir a meta que se propõem*
*Há no entanto um segredo, mas que é tão inviolável por sua própria natureza que nunca foi confiado a ninguém*
*Aqueles que param na superfície das coisas pensam que o segredo consiste em palavras, sinais e toques, ou que finalmente a grande palavra está no último grau*
*Erro. Aquele que adivinha o segredo da Maçonaria, visto que só será conhecido se for adivinhado, só chega a este conhecimento por muito freqüentar as Lojas, por muito refletir, raciocinar, comparar e deduzir*
*Quando chega a ele, evita participar a sua descoberta a quem quer que seja, mesmo a seu melhor amigo Maçom, pois, se o último não teve o talento de penetrá-lo, tampouco terá o de aproveitá-lo depois de conhecê-lo oralmente. Esse segredo será, portanto, sempre um segredo*
*Tudo o que se faz na Loja deve ser secreto, mas aqueles que, por uma indiscrição desonesta, não tiverem escrúpulos de revelar o que nela foi feito, não revelaram o essencial. Como eles poderiam revelar, se nada sabem? Se soubessem, não falariam das cerimônias*
Há também os céticos, que afirmam que o grande segredo guardado pelos maçons é que não existe segredo algum. Entre eles encontra-se o filósofo John Locke, que afirma:
*Mesmo que a inexistência de algum segredo seja o grande segredo maçônico, não é uma pequena proeza manter isso em segredo*
Finalmente, destacamos um trecho de nosso livro Simbologia Maçônica dos Painéis: Lojas de Aprendiz, Companheiro e Mestre:
*Quando um Maçom se torna verdadeiramente um Maçom, sua busca terminou*
*Ele encontrou o Segredo*.
*Como revelá-lo a quem não se iniciou nos Mistérios da Maçonaria?*
*Como transmiti-lo a quem entrou para a Maçonaria, mas não conseguiu ainda ser Maçom?*
*Quem descobre o Segredo não o revela a ninguém. A ninguém em nenhuma circunstância!*
*O Segredo é intransmissível!*
Do livro
Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores - Interessados no livro contatar o autor, Irm.’. Almir, no WhatsApp (21) 99568-1350
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