Quantas vezes já nos deparamos com irmãos que na Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Geral faz uso como se fosse consertar o mundo e as pessoas e ainda tenta justificar se desculpando que é uma pessoa sincera e não pode deixar passar?
Certa vez uma grande amiga, já cansada das constantes observações sobre seu modelo XGG, disse educadamente que: "A Sinceridade sem as boas regras de convivência é Grosseria".
Na época soou como brincadeira, mas logo veio a percepção da seriedade do caso e uma análise melhor sobre o que delimita ser sincero e ser mal educado.
Interessante registrar que o conteúdo da fala é verdadeiro, mas a inapropriedade se dá na falta de objetivo, visto ser a pessoa já consciente de seu sobrepeso.
Ou seja, aquele que se diz sincero, alega em sua defesa, mesmo inconsciente, ser igualmente verdadeiro.
Contudo, foge-lhe à compreensão de que as palavras precisam ter significado, caso contrário tornam-se vãs e agridem.
A psicologia esclarece que agir com sinceridade, sem medir as consequências de como o outro vai receber a mensagem é sincericídio, uma neologia entre sinceridade e suicídio.
É uma atitude que bem caracteriza a insanidade do agressor, ao usar o subterfúgio da verdade para infringir dor ou remorso na outra pessoa, enquanto mascara sua própria incapacidade de conviver com seus conceitos deturpados de estar certo sempre.
Normalmente não há uma deliberação consciente pela hostilidade, o que requer criar filtros antes de se pronunciar, como por exemplo refletir sobre o que de produtivo será feito pela pessoa ao receber a informação.
Escolher as palavras e o momento também são fundamentais para ser cortês e alcançar o objetivo da sinceridade, qual seja, transmitir uma verdade que passou desapercebida.
Há diversos autores que exploraram tal tema e me valho do famoso Oscar Wilde que registrou: “Pouca sinceridade é uma coisa perigosa e muita sinceridade é absolutamente fatal”.
Falar o óbvio não soma conhecimento e muito menos carisma, portanto respire fundo e conte até 10 da próxima vez que for contar para alguém sua dita verdade e ser sincero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário