Todos já ouvimos este dito popular que se consagrou pelo lado negativo, quando se espera algo de bom, pelo que se vê, e o que se apresenta futuro é o inverso.
Para esta análise, não se acrescenta muito que já não seja a expectativa frustrada e muitas vezes causada por nossa própria cegueira em querer enxergar o que não existe.
E nestas horas não cabe acusar, mas sim a resignação de que falhas são esperadas por ambos, afinal tanto quem é idealizado quanto quem sonhou, em algum momento, hão de se mostrar humanos.
Mas hoje o que me trouxe à reflexão foi o oposto do ditado, aquela situação quando se depara com alguém carrancudo e de imediato, o preconceito fala primeiro, e já se rotula a pessoa sem lhe conhecer melhor.
Quantas oportunidades são perdidas de se construir novas amizades simplesmente porquê não se deu tempo para ouvir e conviver com o que outro, tomando-o por uma imagem que só possui signicado para próprio.
É um paradigma do espelho, que ao projetar-se nos outros o faz temer pela aparência daquilo que é e não expressa a realidade de quem o é a sua frente.
Lembro da infância, de um amigo que tinha dois cães, um Dog Alemão e um Pequinês.
O Dog era enorme e latia grosso, dava medo só de ver solto no quintal.
Mas quem impunha o Respeito mesmo era o Pequinês que media dois palmos, latia fino, mas atacava qualquer um. 😁
Moral da história, o cão enorme e forte era dócil como um bebê e o pequeno e frágil era o cão chupando manga. 😁 😁 😁
Aproveite então o dia de hoje para pensar sobre seus posicionamentos pessoais e de como pode ser menos preconceituoso.
Busque compreender que As Aparências Enganam e que a Felicidade pode estar ao seu lado e os Rótulos Sociais não lhe permitem enxergar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário