E como tal, devem se comportar!
Se, seres humanos, Somos passíveis de falhas.
Buscadores de Conhecimento como todos os seres humanos.
Sujeitos a acertos e erros como qualquer ser humano.
Porém, o que em um não iniciado é uma qualidade rara, no Maçom dever ser o cumprimento de um Dever, sendo útil, sem jamais, tirar proveito.
Os que usam de dissimulação para entrar na Ordem, renegando propósitos como: obter proveitos e vantagens, para serem admitidos, se decepcionarão quando perceberem que a Maçonaria consiste em estudar, ler, elaborar trabalhos, auxiliar os necessitados, mudar as condutas inadequadas, tornando-se mais virtuoso.
Um dos Bons Mestres com quem tive a satisfação de conviver (já partiu para o Oriente Eterno), disse, certa vez:
- A Maçonaria é a única escola que concede um grau antes de ministrar as lições.
E isso, faz com que, grande parte dos iniciados, não entenda a diferença entre receber o Grau e concluir o Grau.
Só podemos nos considerar aptos ao final de cada ciclo.
Além de checarmos quantas lições foram ministradas e respondidas, no tempo transcorrido, seria indispensável avaliar que transformações aconteceram no modo de proceder dos irmãos:
São elementos de concórdia?
Demonstram com suas ações que entendem que líderes jamais impõe sua vontade?
São tolerantes e tem clara noção dos seus próprios limites?
Dedicam-se ao estudo e a pesquisa com afinco?
Possuem disciplina e perseverança para aprender e sabedoria para ensinar?
As belas palavras são condizentes com atitudes de mesmo valor?
Entende que mais do que proferir belos discursos é preciso saber quando, se, o que e como falar; sendo moderado com os menores, prudente com os maiores, sincero com os iguais, manso com os que sofrem, sempre de acordo com os princípios da sã moral?
Conhece e aceita suas limitações e, dia após dia, trabalha no mármore para retirar as arestas, uma a uma, com cuidado para não estragar a obra?
Entende que liberdade ao extremo, se torna libertinagem; que ausência de liberdade, se transforma em escravidão e que, somente pode ser benéfica, a liberdade que se associa a responsabilidade?
E ainda, para que seja considerado apto a subir os degraus da escada:
Deve gozar a vida com moderação e sem ostentações.
Ter devoção à pátria e imenso amor à família, aos irmãos e à humanidade.
Precisa ter disposição indomável para combater sem tréguas o vício, a corrupção, o crime, a intolerância e, principalmente, as suas próprias ambições pessoais.
Ser misericordioso, filantropo, inclinado a compaixão e predisposto a empatia.
Respeitar o seu próximo, independente, de cor, posição social, credo ou idealismo político, bem como à natureza e aos animais.
Amparar e ouvir os seus Irmãos, guardando como segredo de confissão as suas fraquezas e enaltecendo, para todos, as suas virtudes.
Precisa gostar da filosofia maçônica, conhecer profundamente a sua liturgia e ritualística, combatendo o obscurantismo, a intolerância, o fanatismo, as superstições, os preconceitos, os erros, as más lendas e invencionices maçônicas.
Ter uma espiritualidade rica e pureza de sentimentos, que justifiquem a honra de revestir-se de aventais e receber títulos, cargos e graus, ciente de que os paramentos devem adornar as virtudes e não, o corpo físico.
Do passado: ser versado em História da Maçonaria, saber suas origens, leis, usos e costumes; no presente: estar disposto a escrever novos capítulos, atuando como construtor social, objetivo primordial da Ordem, para colaborar com o progresso da humanidade.
E percebo que meu Mestre descobriu o Segredo, alcançando a Sabedoria.
O grande Segredo da Maçonaria é o processo interior que permite a transformação das trevas da ignorância em luz do conhecimento.
O grande Segredo da Maçonaria é que ela oferece a oportunidade para que um ser humano falho e com defeitos, possa aperfeiçoar seu caráter.
O grande Segredo da Maçonaria é que ela oferece as ferramentas e ensina como utilizá-las.
Agora meus amados irmãos, “O maior segredo da Maçonaria é que para elaborar uma obra quase perfeita é preciso trabalhar com afinco, paciência, perseverança, disciplina, no bloco informe e bruto que cada ser humano representa.
Simples assim!!!
Mas tornamos tal missão de difícil labor, pois somos a própria matéria prima a ser lapidada, e de maneira diária e continuadamente, pois :” SOMOS SERES HUMANOS, apesar de filhos de uma DIVINDADE SUPERIOR, Nosso DEUS!!, e não estamos aqui por acaso!!!
O trabalho é árduo, diuturno, construtivo.
A perfeição somente é alcançada, degrau por degrau!
(Adaptado do Blog arte Real!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário