A romã com sua abundância de suculentas sementes de rubi, seu vibrante sabor doce e azedo, a beleza de uma joia é cercada de mistério e simbolismo. A fruta que floresce pensada no Oriente Médio, países mediterrâneos da Ásia Central é derivada da palavra latina 'granatis, que significa semente de grão. Os gregos chamavam granatis, a gema chamada granada é nomeada como um presente de amor que é continuamente convidativo.
O símbolo da romã de retidão, fertilidade e abundância é um símbolo especifico da primavera. Aludiu ao mito clássico de Perséfone, filha da deusa Deméter da colheita. O mito afirma que Perséfone foi sequestrada por Hades, irmão de Deméter, que se apaixonou por ela e queria torná-la sua noiva no submundo. Hades pediu a Zeus, seu irmão, que o ajudasse a abduzir Perséfone. Juntos eles decidiram um plano para prendê-la e um dia quando Perséfone estava brincando com suas amigas solteiras No Vale de Enna onde "a primavera reina perpétua" ela encontrou uma "Flor Cósmica". Assim que ela o arrancou, a terra se abriu e Hades roubou seu subsolo para sua rainha.
Sua mãe, Deméter, foi consumida pela dor e pela raiva e entrou em luto pela perda de sua filha, durante a qual toda a vegetação parou de crescer. Ela implorou a Zeus que sua filha lhe fosse devolvida. Zeus, o mais alto nível dos deuses, então ordenou que Hades devolvesse Perséfone à terra, desde que ela não tivesse comido nada no Inferno. Assim, Hades enganou Perséfone para que comesse seis sementes de romã enquanto ele ainda a mantinha em cativeiro e por causa disso ela foi condenada a gastar seis meses do ano no submundo.
Durante esses seis meses em que ela é rainha ao lado de Hades no submundo, sua mãe fica de luto e não faz mais as coisas crescerem na terra, daí a explicação para o inverno. O ressurgimento de Perséfone a cada ano, introduzindo a abundância de crescimento de frutas e vegetação, fazendo com que Perséfone e a romã estejam para sempre ligados ao surgimento da primavera
A romã também está ligada à Crucificação e à Páscoa, representando assim a Ressurreição. Renascimento da Natureza. E Imortalidade.. Depois de sua morte, Cristo também como Perséfone teria descido ao inferno para derrotar o mal e a vida incerta após a morte para a humanidade.
A romã também está associada ao próprio Cristo e seu suco vermelho também está associado ao sangue de Cristo, seu sofrimento na cruz e seu sacrifício que ele entregou pela humanidade. Suas sementes também representam a igreja e suas muitas congregações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário