setembro 12, 2023

FATO, HIPÓTESE, TEORIA E UMA LEI NA CIÊNCIA - Jumar Vicenth




Cada uma dessas palavra tem um significado específico e não intercambiável.

Você pode ter ouvido alguém menosprezar a evolução porque é apenas uma teoria. A gravidade, por outro lado, deve ser 100% real - afinal, é uma lei. Está tão completamente comprovado que você pode até chamá-lo de fato científico. Infelizmente, todas essas impressões comuns não estão corretas. As palavras fato, hipótese, teoria e lei têm significados muito específicos no mundo da ciência e não correspondem exatamente aos que usamos na linguagem cotidiana.

Fato.

Quando você deixa cair um lápis, ele cai no chão.

Este é bastante simples, mas tem uma grande ressalva. Na ciência, um fato é uma observação que foi confirmada tantas vezes que os cientistas podem, para todos os efeitos, aceitá-la como verdadeira. Mas tudo na ciência vem com um nível de incerteza, então nada é cientificamente verdadeiro sem sombra de dúvida. Você poderia dizer que todos os cisnes são brancos é um fato, mas sempre há a chance de você ver um cisne negro e jogar esse fato pela janela. Da mesma forma, você poderia dizer que é um fato que toda vez que você largar um lápis, ele cairá no chão, mas a ciência deixa espaço para a chance infinitamente pequena de que isso não aconteça.

Hipótese.

Um lápis cai porque há uma força puxando-o para baixo.

Uma hipótese é uma tentativa de explicação sobre uma observação que pode ser testada. É apenas um ponto de partida para uma investigação mais aprofundada. Qualquer observação geralmente vem com uma série de hipóteses. Se você observar que um cisne é branco, sua hipótese pode ser que ele é pintado, ou foi branqueado pelo sol, ou suas penas apenas carecem de pigmento. Você pode então investigar todas essas hipóteses e sair com aquela que é mais apoiada pelas evidências, se houver.

Ao longo da história, tem havido muitas hipóteses sobre por que as coisas caem quando você as deixa cair. Aristóteles acreditava que era porque os objetos materiais tinham uma tendência a cair em direção ao centro do universo, que os antigos gregos acreditavam ser a Terra. Newton raciocinou que todos os objetos ligados à Terra devem ser atraídos pela Terra, mas também todos os planetas também devem ser atraídos por outros planetas e assim por diante com todos os objetos do universo. Sua hipótese era que tudo isso acontecia por meio de uma força de atração que ele chamava de gravidade.

Lei.

Qualquer partícula de matéria no universo atrai qualquer outra com uma força que varia diretamente com o produto das massas e inversamente com o quadrado da distância entre elas.

Você pode esperar que a teoria seja o próximo passo natural neste caminho para a verdade científica (e para ser justo, nós meio que o preparamos para isso com a manchete), mas você estaria errado. Isso não quer dizer que uma lei seja inferior a uma teoria; é apenas uma coisa completamente diferente. Na ciência, uma lei é uma descrição detalhada de como algum aspecto do mundo natural se comporta, geralmente envolvendo matemática. A lei da gravitação universal de Newton, citada acima, descreve o comportamento da matéria com uma precisão impressionante. Isso facilita a previsão de como uma lua se comportará se for muito grande e próxima de seu planeta versus muito pequena e distante. Mas como tudo isso descreve - não explica por quê .

Teoria.

Massa e energia fazem com que o espaço - tempo se curve, e a força da gravidade surge da curvatura do espaço - tempo.

Uma teoria é uma explicação de algum aspecto do mundo natural que é bem fundamentada por fatos, hipóteses testadas e leis. A citação acima é uma versão simplificada da teoria geral da relatividade de Einstein. Newton disse que dois objetos se atraem com base em sua massa e na distância entre eles; Einstein disse que isso acontece porque a massa de cada objeto literalmente distorce o tecido do universo, e quanto maior a massa, maior a distorção.

Uma teoria é o avô de todas as afirmações científicas, e é por isso que não faz sentido dizer que a evolução é apenas uma teoria. Como Joe Hanson coloca em seu vídeo em "It's Okay to Be Smart", Pare de dizer isso como uma coisa ruim. Chamar isso de teoria significa que passou nos testes mais difíceis que podemos lançar, e a evolução foi testada talvez mais do que qualquer outra teoria que conhecemos.

Mas, como dissemos, a ciência nunca diz nada com 100% de certeza. A teoria de Einstein falha quando aplicada à mecânica quântica, que lida com o comportamento de minúsculas partículas subatômicas. Como resultado, muitos cientistas estão lançando novas hipóteses sobre a gravidade no ringue. 

Mas isso não significa que Einstein estava errado. A relatividade geral explica a grande maioria de nossas observações, e todas as vezes que os cientistas tentaram provar que ela estava errada, falharam. Essa é a força de uma teoria científica, ela é construída sobre uma base sólida o suficiente para que, mesmo que você encontre algumas rachaduras, você possa confiar que a estrutura como um todo permanecerá de pé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário