Em 13/11/2018 o Respeitável Irmão Ronei Antonio Ferrari, Loja Integridade, REAA, Grande Oriente Paulista (COMAB), Oriente de Capivari, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:
LUGAR DO RECÉM-INICIADO.
Nos meus 24 anos de Ordem já assisti seguramente, mais de uma centena de sessões de iniciações (das três Obediências). No final da sessão, o Venerável Mestre solicita ao Mestre de Cerimônias, que conduza o recém iniciado para que tome assento NO TOPO da Coluna do Norte. Aprendi com os Mestres mais antigos, que o topo da Coluna do Norte é ao lado do Irmão Tesoureiro. Recentemente em duas sessões de iniciações e, em Lojas diferentes, o recém iniciado foi colocado ao lado do 1º. Vigilante. Peço-lhe luzes, qual o lugar que você entende por topo da Coluna do Norte.
CONSIDERAÇÕES;
Lamento contrariá-lo, mas infelizmente essa “estória” de se colocar o recém iniciado no topo da Coluna do Norte próximo à grade do Oriente (atrás do lugar do Tesoureiro) é um equívoco no REAA\ que de há muitos anos vem sendo perpetrado em alguns rituais.
Nesse sentido, alguns aspectos precisam ser analisados.
a) Próximo à grade do Oriente (à retaguarda do Tesoureiro) não significa em hipótese alguma ser o topo da Coluna. Na verdade essa é uma aleivosia perpetrada no REAA\ e adquirida de práticas de outros Ritos. Existem sistemas de trabalho, a exemplo do Craft inglês, em que os recém-iniciados são colocados no canto nordeste da Loja (na primeira fileira) em alusão à pedra angular da obra, costume muito utilizado pelos nossos antepassados operativos para marcar o início de uma construção. Sem compreender que essa é prática de outro Rito, compiladores equivocados acabaram trazendo esse costume enxertando-o no escocesismo associando a posição nordeste com a proximidade da grade do Oriente, porém ao fundo e encostado na parede atrás do assento do Tesoureiro. Ratifica-se, isso não é prática correta como assento de recém-iniciados no REAA\;
b) Topo da Coluna do Norte é toda a parede ocidental entre a grade do Oriente e a parede ocidental (extremo do ocidente). De quem ingressa no Templo é a parede a sua esquerda;
c) Observa-se o topo da Coluna do Norte em se posicionando ao centro sobre o eixo do Templo (equador) e de frente para o Norte. Nesse sentido a maior distância observada entre o Equador e o setentrião é o “topo” da Coluna. Em se tratando do topo da Coluna do Sul, a situação é exatamente igual, porém inversa, ou seja, à direita de quem entra estando o observador sobre o Equador, entretanto de frente para o meridião.
d) Dá-se o nome de Coluna do Norte a todo o espaço no Ocidente que fica à esquerda de quem entra e cujo perímetro se constitui pelo limite do Ocidente com o Oriente, pela parede Norte, pelo limite extremo do Ocidente (parede ocidental) e pelo eixo longitudinal do Templo.
e) Dá-se o nome de Coluna do Sul a todo o espaço no Ocidente que fica à direita de quem entra e cujo perímetro se constitui pelo limite do Ocidente com o Oriente, pela parede Sul, pelo limite extremo do Ocidente (parede ocidental) e pelo eixo longitudinal do Templo.
f) No topo das Colunas do Norte e do Sul, no REAA se encontram fixadas as Colunas Zodiacais, sendo seis ao Norte e seis ao Sul. Faz-se cogente compreender que essas Colunas, ao contrário do que muitos acham, não estão ali para “sustentar a abóbada”, contudo para marcar o caminho iniciático dos Aprendizes e dos Companheiros respectivamente. Assim, simbolicamente o Aprendiz inicia sua jornada no topo da Coluna do Norte (logo que sai da Câmara de Reflexão) junto às três primeiras Colunas – Áries, Touro e Gêmeos – que correspondem à Primavera (renascimento) no hemisfério Norte, e assim sucessivamente até as três Colunas correspondentes ao verão. É essa a passagem do iniciado, enquanto Aprendiz pelo topo da Coluna do Norte. Concluídos esses ciclos, o iniciado passa para a perpendicular ao nível iniciando uma nova jornada, agora como Companheiro no topo do Sul e a partir da constelação de Libra (outono).
Dadas essas explicações, compreenda-se que o inicio da jornada do recém iniciado no REAA\ fica no topo da Coluna do Norte, contudo próximo ao Primeiro Vigilante no extremo do Ocidente. Isso em linhas gerais demonstra a procura da Luz pelo Iniciado, do Ocidente em direção ao Oriente, e não ao contrário conforme equivocadamente apregoam alguns colocando o Neófito próximo à grade do Oriente, isto é, no final do verão sem que ele antes simbolicamente tenha passado por primeiro pela Primavera após ter saído das profundezas da Câmara (Terra no Inverno) na Iniciação.
Obviamente que para se compreender essa importante alegoria do Rito Escocês Antigo e Aceito (rito de origem francesa), primeiro é preciso conhecer essa proposta deísta de aperfeiçoamento do Homem Iniciado sugerida pela constante renovação da Natureza através dos seus ciclos – em Maçonaria as estações são condizentes com o hemisfério setentrional da Terra por ser a região do globo terrestre onde nasceu a Sublime Instituição.
É devido a esse processo iniciático de aperfeiçoamento humano que a decoração do Templo no simbolismo do REAA\ foi elaborada e aperfeiçoada.
Melhores informações sobre o topo das Colunas do Norte e do Sul, eu sugiro a leitura do título “E o Topo da Coluna do Norte... Conclusões?”, escrito de minha autoria editado no volume IV do Encontro Nacional do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Maçônicos Fernando Salles Pascoal, dele às paginas 77 e seguintes, Editora Maçônica A Trolha, Londrina, novembro de 2007.
Concluindo, era essa a explicação do por que do Irmão ter visto Aprendizes recém iniciados sendo corretamente colocados próximo ao Primeiro Vigilante no topo do Norte (parede) e não equivocadamente próximos à grade do Oriente logo atrás do lugar do Tesoureiro – em Maçonaria, para tudo existe uma explicação lógica.
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