Ao longo de toda a História o homem vem buscando explicações para os mistérios da vida, valendo-se da observação dos astros e da natureza.
Baseado em certa medida no misticismo, deu-se origem aproximada a algumas respostas no âmbito científico e espiritual.
Assim, com os primórdios da Astrologia, originária das civilizações mais antigas da Terra como as dos Caldeus, Sumérios, Acádios, Assírios, Hititas e Babilônios, esta se torna ponto de referência para que a ciência e o misticismo caminhem lado a lado com o propósito de proporcionar estudos e especulações ilimitadas.
Calcada nesses postulados, a Maçonaria por meio das Colunas Zodiacais enseja um estudo fascinante através da relação do cosmos com o homem e com a própria Sublime Ordem.
Os iniciados ao adentrarem o Templo Maçônico perceberão que o mesmo constitui-se numa representação simbólica do Universo.
No Templo encontram-se as chamadas Colunas Zodiacais.
Especialmente num templo maçônico do Rito Escocês Antigo e Aceito são doze colunas.
A razão de sua ornamentação se dá em função de seu simbolismo como demarcação do caminho do homem maçom em desenvolvimento.
Todas essas colunas estão situadas no ocidente e são sinais do crescimento do aspecto material, moral e ético do iniciado, e ensejam o seu aspecto Antropocêntrico.
São seis no Setentrião e seis no Sul e sempre na mesma ordem.
Cabe registrar que essas colunas zodiacais não guardam rigorosamente relação alguma com horóscopo e tampouco com intermediações religiosas, divinais, ou de supostas influências da posição dos planetas com relação ao indivíduo.
O homem livre não se ocupa desse tipo de expediente quando seu intento é a evolução através do estudo, da observação e do discernimento intelectual por meio da experiência.
Que fique claro que na filosofia maçônica, as colunas zodiacais são apenas e tão somente símbolos para estudo.
A essas colunas não se atribuem conotações místicas ou de predição com relação ao comportamento humano.
A existência das mesmas no R.'.E.'.A.' A.'. tem um caráter instrutivo e educacional, que obedece um propósito pedagógico específica à semelhança de outros símbolos e ferramentas.
As colunas zodiacais representadas no Templo são colunas da ordem jônica tendo, cada uma, sobre seu capitel, o pentaclo correspondente.
O Pentaclo é a representação de cada signo com o planeta e o elemento que o caracteriza.
A título de conclusão desse breve capítulo, cumpre registrar que divididas em grupos de cada três meses, essas colunas representam as estações terrenas que simbolicamente se constituem nos ciclos da vida humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário