Os Poetas e suas Poesias têm relevância significativa na Maçonaria. Os Poetas, por fazerem uso simbólico da linguagem poética na transmissão de ensinamentos, para inspirar reflexão e estimular o pensamento filosófico entre os Maçons; suas Poesias, por fazerem bem a nossa alma.
É como nos disse Camilo F. B. Castelo Branco (1825-1890), o grande romancista português e Maçom: “Poesia é tudo o que se nos revela ao espírito sem nos molestar o entendimento; é tudo o que nos banha a alma de unção, desprendendo-a dos liames terrenos; é, enfim, esse toque súbito, chamado arroubamento, ao qual o espírito segue espontaneamente como librando-se muito acima da terra”.
Na Maçonaria, a poesia desempenha várias funções importantes:
(1) A Maçonaria transmite seus ensinamentos através de simbolismos e alegorias. Então, a poesia pode ser usada como forma artística para expressar simbolicamente os conceitos maçônicos, ajudando-nos na compreensão de seus princípios éticos, morais, filosóficos e espirituais.
(2) A poesia tem o poder de evocar emoções e estimular a reflexão e a contemplação. Então, a poesia nos incentiva a pensar mais profundamente sobre nossa jornada espiritual, a natureza da fraternidade e a busca por autoaperfeiçoamento.
(3) Nas Lojas Maçônicas, a poesia pode ser incorporada à Cerimônias e Rituais como parte da experiência simbólica. Então, a poesia pode ser recitada durante as Sessões de instrução, cerimônias cívicas ou em outros momentos significativos para enfatizar princípios maçônicos e inspirar seus membros.
(4) Algumas poesias têm uma longa história e tradição, transmitidas de geração em geração. Então, as poesias ajudam a preservar a história e os valores fundamentais da Maçonaria ao longo do tempo.
Através de metáforas, imagens e ritmo poético, a poesia na Maçonaria busca elevar a experiência dos Maçons, inspirar a busca pela verdade, beleza e conhecimento, e promover uma compreensão mais profunda dos princípios maçônicos. A poesia maçônica também é uma forma de celebrar a amizade, a fraternidade e a solidariedade entre os Maçons. É, portanto, uma manifestação da cultura, da espiritualidade e da identidade maçônica.
Alguns poetas famosos, como Camilo Castelo Branco, já citado acima, Fernando Pessoa, Rudyard Kipling, Manuel M. B. du Bocage, Almeida Garrett, Feliciano de Castilho, Antero de Quental, entre outros tantos, foram Maçons e deixaram obras que refletem sua visão maçônica do mundo. E, entre nós hoje, temos a honra e o orgulho de termos nosso Poeta Irmão Adilson Zotovici, a quem dedico este “BOA NOITE IRMÃOS!”.
Receber uma dedicatória do irmão Denizart ,nosso Mestre, erudito e referência de livre pedreiro , escritor e autor de vários livros , de cultura ímpar, após texto maravilhoso, é uma honra incomensurávei, que humildemente só posso externar minha GRATIDÃO
ResponderExcluir