dezembro 10, 2023

A MAÇONARIA EXPOSTA



Estava lendo "O livro Completo dos Maçons: Desvendando os Segredos da Antiga e Misteriosa Sociedade chamada Maçonaria", quando me deparei com uma interessante alusão à exposição dos segredos da Maçonaria, conforme segue abaixo, para reflexão dos irmãos:

Virtualmente, todos os “segredos” da Maçonaria foram revelados em determinados momentos da História. Diversos trabalhos foram publicados desde o século XVIII até hoje, todos prometendo revelar mais do que o anterior. A internet está cheia de sites dedicados a expor cada vez mais a propalada natureza secreta da Maçonaria. 

Isso causou pouco dano prático à Irmandade Maçônica e, ao contrário, muito dessa publicidade promoveu e esclareceu as filosofias e as intenções dos maçons.

No mundo ocidental, os Maçons não fazem segredo de sua filiação com a Fraternidade. Lojas Maçônicas estão nas listas telefônicas e na internet, e suas atividades são divulgadas e intensamente promovidas. Muitas Lojas Maçônicas são “pilares” de suas comunidades e refletem notável saber arquitetônico. Broches, anéis, prendedores de gravata e outros distintivos da Ordem estão disponíveis pelo mundo afora. 

Os maçons constituem uma força perfeitamente visível em suas respectivas jurisdições e, invariavelmente, ostentam muito orgulho por pertencerem à Ordem.

A tradição de cumprimentos especiais, senhas e sinais dos Graus Maçônicos continua até hoje. Seria isso necessário na sociedade moderna? Provavelmente não. Mas é a continuação de uma longa tradição que identifica rapidamente outros maçons e que mantém o senso de camaradagem e amizade.

Para ser realista, essa parafernália de símbolos é tão perigosa ou secreta como a tradição de colocar símbolos e imagens gráficas nas portas dos banheiros para identificá-los.

(Barb Karg & John K. Young, in O livro Completo dos Maçons: Desvendando os Segredos da Antiga e Misteriosa Sociedade chamada Maçonaria, São Paulo: Madras, 2008, págs. 181/182).

Nenhum comentário:

Postar um comentário