dezembro 26, 2023

ALMAS ALTEROSAS - Roberto Ribeiro Reis



 

As nódoas da vida profana insistem em se estabelecerem nas vestes de nossa alma. Todas as vezes que nos alimentamos de sentimentos inferiores, quais sejam o rancor, a inveja, a cólera, o ressentimento, absorvemos energias nocivas às nossas vidas, que comprometem sobremodo a nossa marcha evolutiva.

O padrão vibratório das pessoas é responsável por tudo que envolve sua vida: o sucesso ou o fracasso, a saúde ou a doença, o amor ou a indiferença, enfim, pela possibilidade de uma existência plena ou de escassez.

Pessoas que respiram, falam e praticam o bem tendem a receber do Criador tudo aquilo que doaram ao próximo; nesse sentido, inevitavelmente, hão de receber o bem em dosagem superior à doada. É a lei da atração universal ou simplesmente lei de causa e efeito.

Lado outro, pessoas que usam seu tempo para a propagação de calúnias, difamações, e todo um repertório verbal funesto e degradante tendem, infelizmente, a receber a maldade em sua manifestação mais impiedosa e cruel possível. São seres cuja alma se compraz em ver a dor alheia, e que se regozijam da dor visitando a casa de seu semelhante.

Feliz é o homem que tem a oportunidade de se conhecer e de se transformar intimamente. Repleto de graças é aquele que pode promover sua Grande Alquimia Interior, convertendo sua alma (antes) vulgar numa alma (agora) sutil, numa verdadeira alma alterosa.

A Maçonaria tem a capacidade de proporcionar essa transmutação alquímica, de permitir que um inveterado habitante das trevas mude para a aconchegante Casa de Luz. Isso não nos torna seres alados ou anjos, tampouco santos ou divindades, mas nos proporciona a força e o vigor necessários para seguirmos firmes e serenos em nossa caminhada rumo à perfeição.

É esplendoroso e magnificente podermos estar entre colunas, num exercício de aprendizado que dura a vida toda. É gozar da sensação inestimável e única de estarmos rodeados de Irmãos (verdadeiros “Aprendizes-Mestres”), que se instruem em nossa companhia e, simultaneamente, auxiliam-nos a sermos melhores construtores de nossos templos íntimos.

A majestade da Maçonaria reside nessa dialética e sistêmica ritualística, capaz de elevar e exaltar o homem a estados de consciência que lhe permitam a indizível experiência de se aproximar com o Supremo Arquiteto. Essa possibilidade de transcendência, além da rara oportunidade de conexão com o Sagrado, enseja ao artífice o manuseio ideal das ferramentas utilizadas no fortalecimento de seu próprio edifício interno.

Saibamos valorizar a Sublime Arte, bem como todas as almas alterosas que dela fazem parte. E que, a despeito desse indispensável processo de valorização, também possamos ser exitosos na busca de apresentar a Verdadeira Luz a outros tantos desorientados pelo mundo, que dela urgentemente necessitam. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário