dezembro 15, 2023

ARREBOL DE CERTEZAS - Roberto Ribeiro Reis



Mais um dia chega, trazendo consigo, além de um clarão de boas-novas, um belíssimo céu de oportunidades. É fundamental agradecermos ao Arquiteto Maior, antes de iniciarmos quaisquer atividades

Um arrebol de certezas irrompe o firmamento, noticiando que o mundo conspira a nosso favor, conquanto com ele estejamos em constante conexão. Afinal, é sabido que nossos corpos –físico e mental- são a representação do microcosmo. O universo reside em cada um de nós.

Temos que praticar o dificílimo exercício de não deixarmos com que os problemas do cotidiano abalem as estruturas de nossa casa mental; às vezes, um pequeno contratempo é capaz de nos desestabilizar por completo, alterando-nos o humor e a paz de espírito.

Com efeito, o ser humano vive sob o efeito dos extremos: se tudo vai bem, ele se ajoelha e se rende inteiramente a Deus, num exercício de louvor e devoção; por outro lado, se o céu começa a ficar nublado, e a tempestade desce à sua cabeça, o Criador é logo esquecido, dando-se lugar às infindáveis reclamações e lamúrias.

Queridos Irmãos, o Maçom deve buscar um pouco mais de intimidade com o Grande Arquiteto, tendo a convicção de que Ele se encontra presente em toda a Obra, e de que toda queda do Pedreiro precede a uma gloriosa conquista.

Destarte, não nos prostremos quando as aflições se fizerem presentes em nossas vidas; ergamos nossas cabeças, elevemos nossas vibrações, sabedores de que na vida tudo passa. Fantasmas mentais existem para serem extirpados de nosso convívio. Problemas –grandes ou pequenos- existem para serem solucionados. Em tudo, é possível a presença da Graça e da Misericórdia do Excelso Criador!

Se fizéssemos uma viagem profunda pelo tempo, ancoraríamos nas terras do passado, e chegaríamos à inevitável conclusão de que já vencemos enormes e variados desafios. Algo que, à época, se nos parecia impossível de resolver, mas que teve um desfecho melhor para as nossas vidas.

E, na maioria das vezes, nem sempre o que é melhor para as nossas vidas é o que fortemente desejamos. Temos que fazer tal reflexão precisa, pois somente assim a nossa existência será menos pesada e sob a forte influência das amarguras e dos tropeços. Contemplar o que se passa dentro de nós, despidos dos extremismos enfermiços de nosso ego, é fundamental para que passemos pelos dias com mais leveza e sobriedade espiritual.

Saibamos experenciar todas as maravilhas que nos são oferecidas pela Sublime Ordem. Firmemos na beleza existente desde a Abóbada Celeste – representando nossa universalidade cósmica - e nos deslumbremos com o cenário de dualidades que nos é apresentado pelo Pavimento Mosaico, que representa nossa consciência de escolha. A vida fluirá, com certeza, em toda sua plenitude.


,

Nenhum comentário:

Postar um comentário