dezembro 25, 2023

OS REIS MAGOS - Jorge Gonçalve


No Novo Testamento, o Evangelho de Mateus narra o nascimento de Jesus Cristo e a história dos reis magos. 

Os "Magos" eram assim chamados devido ao seu vasto conhecimento em astrologia. É importante lembrar que, na antiguidade, astrologia e astronomia representavam os mesmos conceitos e seus significados permaneceram inseparáveis durante milênios. 

Na Pérsia, o termo "Mago" referia-se a sábios. Os judeus os chamavam de "escribas", os gregos de "filósofos" e os latinos de "sábios". A palavra original para "sábios" foi "magi", o plural de "magus". Embora os magos viessem do oriente, ao longo do tempo, o termo evoluiu para significar astrólogo ou praticante de artes ocultas, originando a palavra "magia". 

Em 1535, a primeira Bíblia completa em inglês tornou-se disponível na Inglaterra. Naquela época, era raro encontrar uma Bíblia fora de locais como igrejas, monastérios ou famílias abastadas. 

O Rei James ordenou a tradução para o inglês, visando permitir que as pessoas lessem a Bíblia sem depender exclusivamente dos clérigos. Os tradutores mudaram cada menção de magus para "mágico" ou "feiticeiro" para ajudar a demonizar a prática da astrologia. Veja Daniel 2:2 (Rei James). 

Houve apenas uma exceção, o Evangelho de Mateus, que narra a história do nascimento de Cristo: Mateus 2:1 (Rei James) "E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém." 

 *Feliz Natal!*

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário