De repente nos deparamos com um substantivo, cuja etimologia é grega, e cujo significado, até hoje não encontrou um símbolo que se pudesse adotar como uma convenção universal.
Referência é feita à palavra grega KHARAKTER, que quer dizer “marca gravada, sulcada ou esculpida”.
O termo ainda se traduz metaforicamente como “marca, impressão ou símbolo na alma”.
Fato é, que para a língua portuguesa, ela ganhou a forma "Caráter", que dentre tantas definições, aquela que talvez se traduza com maior densidade, consistência e concisão de significado seja a de "formação dos traços morais de natureza ou feitio do ser humano".
Aliás, é justamente a questão da moral que diferencia o Caráter da Personalidade, vez que esta segunda propriedade humana, refere-se às características psicológicas que indicam como uma pessoa pensa e sente.
O Caráter é o que determina a forma frequente e habitual sobre como uma pessoa age e reage, baseada em um conjunto de valores herdados e acumulados como legado que passa de geração em geração.
Algo igualmente relacionado com a índole da pessoa, bem como com sua firmeza e voluntariedade.
Por outro lado, a Personalidade diz respeito particularmente à individuação e à maneira como o ser humano se relaciona socialmente e emocionalmente.
Cabe lembrar que o Caráter compreende tanto qualidades positivas quanto negativas, que determinam o conceito de moral que rege as atitudes de um indivíduo.
Especificamente num processo de Sindicância que diga respeito à indicação de um Candidato para uma possível admissão na Sublime Ordem, há que se ponderar e perguntar-se a sí próprio :
"No que devemos nos pautar durante a entrevista com o postulante: no seu caráter ou na sua personalidade ?
Embora esta seja uma questão quase impossível de ser respondida ou solucionada, fato é, que o processo de selecionamento e indicação, antes de uma Sindicância, precisa inequivocamente ser melhor elaborado e mais rigoroso, por mais que se busque incrementar o quadro de Obreiros na Maçonaria.
O cenário requer que se esmere sim muito pela qualidade do que pela quantidade.
Talvez isto contribua para que o êxodo de Obreiros sofra um menor impacto, diante do quadro com que nos deparamos atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário