A libertação de Auschwitz é relembrada mundialmente a 27 de janeiro, data que marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Na manhã de 27 de janeiro de 1945, 7500 prisioneiros em Auschwitz foram libertados pela 322ª Divisão de Rifles do 60.º Exército de Frente Ucraniana do Exército Vermelho. Os oficiais da URSS enfrentaram duras penas e batalhas, fome e frio, e situações de desespero extremo, o indizível, para libertar o mundo do terror nazi-fascista.
O primeiro homem a abrir os portões de Auschwitz foi o Comandante Anatoly Pavlovich Shapiro, judeu ucraniano, herói condecorado por bravura em quatro ocasiões com as honrarias máximas do Exército Vermelho.
O Comandante Shapiro treinou 900 homens para a Libertação de Auschwitz-Birkenau. Recebeu em vida as honras pela sua coragem, e faleceu em 2005. Deixou registrado em livros suas memórias e concedeu entrevistas.
Os homens que libertaram Auschwitz seriam suas vítimas. Honra e glória ao destacamento do Comandante Shapiro, para todo o sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário