A própria origem do substantivo abstrato "temperamento" é motivo de detida ponderação.
Sua etimologia é a composição de dois vocábulos advindos do Latim: "tempus" e "mens" que respectivamente significam: "tempo" e "mente"
Cabendo aí uma observação linguística, posto que "tempus", para os falantes do Latim semanticamente não se referia ao tempo do horário, mas abrangia o conceito de tempo e espaço concomitantemente.
Desse modo, no seu sentido mais amplo "temperamento" significa a relação íntima de como a mente se adapta ao conceito "tempo/espaço".
A partir do referido substantivo, encontramos seu derivativo que é o adjetivo "temperamental" - real objeto desta singela crônica - que diz respeito a uma característica humana sobre alguém complicado de se lidar, ou seja; uma pessoa temperamental é aquela que é dona um humor instável, que varia frequentemente e que de alguma sorte se mostra difícil de agradar.
Interessante lembrar que o temperamento nada mais é do que o padrão de comportamento emocional e afetivo.
As relações entre as pessoas, inobstante o grau de parentesco, familiaridade, amizade, ou convivência para que se mantenham saudáveis, dependem antes de mais nada de uma atitude inegociável de respeito entre si.
É óbvio que pontos de vista diferentes, conflitos de ideias, opiniões contrárias e até o gosto pelas coisas fazem parte do caráter humano, mas antes de tudo, são prerrogativas que servem como combustível para que a Vida não se traduza como um exercício monótono e mecânico, impedindo que a partir das divergências não se possa chegar a um entendimento que nos conduza ao caminho da evolução.
O problema no entanto, no que se refere à pessoa temperamental é a surpresa que nos aguarda. É a incerteza do que virá pela frente. São as posturas e humores radicais que em muitas ocasiões levam a situações constrangedoras.
É muito desagradável não saber como se relacionar com esse caráter temperamental que mostra uma pessoa sensível e facilmente irritável: de natureza volúvel, alterável.
Via de regra a pessoa temperamental age de acordo com o que está sentindo no momento, sob um comportamento irrefletido de maneira intensa e intempestiva.
E assim gira a roda das emoções humanas que encontra nas intempéries do tempo e da mente destas pessoas, se dentro de sí amanhã o coração se abrirá nublado, chuvoso ou ensolarado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário