"Por que você me pergunta? Perguntas não vão lhe mostrar... Que eu sou feito da terra... Do fogo, da água e do ar..." Gita, Raul Seixas.
VITRIOL, Visita o Teu Interior, Purificando-te, Encontrarás o Teu Eu Oculto, ou, "a essência da tua alma humana". Vencidas as provas da Terra, do Ar, da Água e do Fogo, o Neófito (nova planta) é colocado no Topo da Coluna do Norte (lado mais escuro). Na Coluna Zodiacal de Áries, representando a PRIMAVERA.
"Temperaturas mais amenas e agradáveis. Os índices pluviométricos começam a aumentar. Nessa estação, os dias começam a alongar-se, e a noite a encurtar-se. Caracteriza-se também pelo reflorescimento da flora terrestre." Nessa temperatura amena e agradável o Aprendiz Maçom deve observar, conviver e começar a utilizar as primeiras ferramentas de trabalho.
Continuando a andança, o Aprendiz passa pelas Colunas de Touro e Gêmeos. Vencida a primavera, o Aprendiz Maçom chega no VERÃO (Câncer, Leão e Virgem).
"É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos." O Aprendiz Maçom um pouco mais experiente já tem maior compreensão das ferramentas e do seu mister. Deve reforçar a sua Crença em um Ser Supremo.
Vencida a sua andança na Coluna do Norte, o Companheiro Maçom inicia a sua jornada na Coluna do Sul (Libra, Escorpião e Sagitário). Essa fase da andança representa o OUTONO.
"É o período do ano no qual as temperaturas começam a cair, exceto nas regiões que se localizam próximas ao Equador. Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição." Nessa transição o Companheiro Maçom deve mostrar persistência e aptidão para o trabalho.
Superada essa fase, o Mestre Maçom chega nas Colunas Zodiacais de Capricórnio, Aquário e Peixes. Estamos no INVERNO.
"É caracterizado por apresentar as menores temperaturas do ano. Nessa época, é comum a migração de espécies de animais para regiões em que as temperaturas estão mais elevadas. Em diversas localidades, ocorrem geadas e nevascas nessa estação. Caracteriza-se também por noites mais longas do que os dias em virtude da menor incidência de raios solares na região em que esteja vigente." Nessa fase o Mestre deve meditar na escuridão, demonstrar equilíbrio e reforçar a crença na imortalidade da alma.
"As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios."
A andança/jornada de aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual do Maçom nunca chega ao fim. Só no momento em que parte para o Oriente Eterno.
"No passo da estrada só faço andar... E jamais termina meu caminhar..." Andança, Beth Carvalho.
Segundo Pedro Juk: "O Iniciado, ao percorrer a senda demarcada pelas colunas zodiacais simula o seu aprimoramento como Aprendiz (infância-adolescência) nas seis primeiras colunas, de Áries até Virgem (Norte); o Companheiro (juventude) em Libra ao Sul e o Mestre prossegue nas colunas restantes em direção ao solstício de Inverno quando a Natureza se prepara para ficar viúva do Sol (vide cultos solares da Antiguidade)."
"Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias. Lao-Tsé"
"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância. John F. Kennedy"
Nenhum comentário:
Postar um comentário