O rabino Dr. Nathan Lopes Cardozo, fundador e decano do David Cardozo Think Tank, é um palestrante e autor de muitos livros e ensaios sobre filosofia judaica e renovação haláchica. Ele é mundialmente conhecido por suas ideias únicas sobre o judaísmo. Nativo da comunidade judaica hispano-portuguesa da Holanda que detém um Doutorado em Filosofia, o rabino Lopes Cardozo recebeu a ordenação rabínica do Gateshead Talmudic College, na Inglaterra, e estudou em Israel em várias instituições rabínicas líderes. Além de ensinar o público judeu, Rabi Lopes Cardozo muitas vezes palestras para público não-judeu sobre religião comparativa.
... Esse sentimento de admiração é a fonte inesgotável de seu desejo de conhecimento. Ele dirige a criança irresistivelmente para resolver o mistério, e se em sua tentativa encontrar uma relação causal, ele não se cansará de repetir o mesmo experimento dez vezes, cem vezes, a fim de provar a emoção da descoberta uma e outra vez ... A razão pela qual o adulto já não se pergunte não é porque ele resolveu o enigma da vida, mas porque ele se acostumou com as leis que governam sua imagem mundial. Mas o problema de por que essas leis particulares e outras não são válidas para ele tão incrível e inexplicável quanto a criança. Aquele que não compreende esta situação interpreta mal o seu significado profundo, e aquele que chegou ao palco onde ele não se pergunta mais sobre nada, simplesmente demonstra que ele perdeu a arte do raciocínio reflexivo. - Max Planck, Autobiografia Científica e Outros Documentos, NY, Philosophical Library, 1949, pp 91-93.
Em Shemot (34: 29-35), encontramos uma passagem fascinante sobre a descendência de Moshe do Sinai. Estamos informados de que Moshe decidiu cobrir o rosto com uma máscara depois de perceber que sua pele facial se tornara radiante, fazendo com que as pessoas se retirassem e não se atrevessem a se aproximar dele.
O que é absolutamente surpreendente, no entanto, é contrário a uma crença comum: Moshe caminhou diariamente pelo campo israelita com a sua máscara, desde que não falou com as pessoas para transmitir as palavras de D’us. Uma vez que ele teve que falar com eles, ele deliberadamente o tirou, revelando seu rosto luminoso. Em vez de acomodá-los, tornando mais fácil abordá-lo, parece que ele queria trazê-los para um ambiente espiritual completamente diferente antes de repetir as palavras de D’us como ele as tinha ouvido. Ao tirar a máscara apenas quando ele teve que repetir as palavras de D’us, ele as expôs a esse resplendor divino, que os surpreendeu por completa surpresa. O objetivo, então, foi buscá-los com a guarda.
Os seres humanos podem rapidamente tornar-se dessensibilizados até mesmo os estímulos mais surpreendentes, uma vez que eles se acostumam com eles. A maravilha desaparece. Para que o resplendor de Moshe tenha um efeito contínuo, teve que estar escondido para que, quando ele revelasse seu rosto, os israelitas se emocionassem profundamente com a luminosidade. Somente nessas condições, eles poderiam apreciar e valorizar as palavras de D’us, percebendo que toda palavra que Moshe falava em nome de D’us era autêntica. Caso contrário, as palavras de D’us tornar-se-iam medíocres e duvidosas. Familiaridade gera desdém.
A religião é a arte de saber o que fazer com espanto. Para garantir que não caia em complacência, nunca deve tornar-se quotidiano. Na verdade, este tem sido um dos maiores desafios para o judaísmo nos últimos cem anos. Enquanto nos dias de Moshe e os profetas, o judaísmo era experiente com profunda excitação religiosa, como uma representação majestosa do novo, ao longo dos séculos essa maravilha foi substituída por uma familiaridade devastadora. O judaísmo colocou uma máscara permanente que nunca foi removida.
Completamente incompreendendo o que é a vida e acreditando que resolvemos a maioria dos problemas em relação ao seu mistério, nos tornamos mentalmente excluídos da possibilidade do extraordinário e sem precedentes. Desanimamos nossa capacidade de surpresa.
Com o passar do tempo, transformamos o judaísmo numa instituição, um dogma e um ritual em que tudo precisa se encaixar perfeitamente. Mas o judaísmo é realmente sobre uma revolta na alma e a necessidade de romper com todos os tipos de ídolos. Trata-se de viver com trepidação espiritual em que o homem percebe que ele foi criado a partir de poeira, mas tem a capacidade de chegar ao Céu. Se os sucessos do homem dependerão ou não da sua vontade de admirar.
Transformamos o judaísmo numa religião que conforta, mas não desafia. Chegamos a uma doutrina coxa em que a coragem de destruir a insensibilidade foi desviada. Transformou-se em uma religião doce e confortável em que o homem pode dormir e nunca acordar.
O judaísmo de hoje, paradoxalmente, fez do homem moderno acreditar que a revelação divina é impossível. Como, afinal, pode alegar que o Divino pode entrar em nosso mundo quando rejeitou totalmente a noção de que a surpresa é o grande motor espiritual para a vida religiosa autêntica? Como alguém pode defender a crença na revelação no Sinai, quando simultaneamente comprou a estagnação espiritual pensando que a investigação científica é tudo o que há e a maravilha já não faz parte da nossa experiência?
Revelação baseia-se na noção de infrequência. Sua autenticidade e verdade são encontradas por ser diferente de todas as outras experiências. Sua singularidade é que ele não pode ser comparado a nenhum outro evento. É sui generis. Uma vez que tentamos explicá-lo, ele perde sua própria essência e propósito. Se extinguimos a centelha de sua singularidade, ela é reduzida à insignificância.
Maravilha é problemática para a lei. A aplicação da lei seria muito mais fácil se o mundo estivesse estagnado e consistisse em repetição infinita. A dificuldade real surge quando emergem repentinos e não convencionais. Tais momentos tomam a lei de surpresa.
Os julgamentos definitivos tornam-se irrelevantes, uma vez que não podem lidar com o novo e o inaudito. Nesses casos, os legisladores são obrigados a deixar suas confortáveis torres de marfim. Ou admitem que a lei não tem nada a contribuir, ou se tornam inventores e mostram que a lei deixa espaço para o sem precedentes e a noção de maravilha.
Este é o grande desafio para as autoridades halájicas de hoje. Suas decisões são tomadas em um vácuo estéril em que toda surpresa é ignorada e até mesmo suprimida? Ou eles são feitos para estimular uma condição religiosa em que o homem viverá em um estado de grande incrédulo através do qual ele pode crescer e sentir o espírito interior de Halacha?
As decisões de hoje são transformadoras ou promovem a estagnação? Devemos ter halachada profética ou halachada colapsada?
O que precisamos é uma nova abordagem. Temos que recriar halacha para que mais uma vez se torne a manifestação de ações sagradas que geram maravilhas e maravilhas em todas as partes da nossa vida.
Pode ser hora de os rabinos convidarem pensadores religiosos que ainda vejam a maravilha do judaísmo e podem ajudá-los a tomar decisões adequadas antes que a religiosidade genuína seja sufocada.
Precisamos de pessoas que possam nos ensinar a tirar nossa máscara - que agora se fundiu com a nossa pele - e nos mostre o brilho original da palavra de D’us, como Moshe fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário