Sumérios
1º povo a habitar a Mesopotâmia, os sumérios inventaram várias coisas, entre elas, a escrita cuneiforme, sistemas de drenagem e irrigação, além de terem arquitetura avançada.
Os sumérios foram os primeiros povos que habitaram a Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates, protegida por deserto, braço de mar e banhada por esses rios, que garantiam a agricultura, local onde mais tarde ocorreram constantes disputas.
Os sumérios se organizavam em cidades-estados e não tinham governo centralizado, o que facilitou o domínio dos acádios, por volta de 2500 a.C. Eram politeístas e construíam templos com arquitetura bastante avançada, chamados de zigurates. Inventaram a escrita cuneiforme, com 2000 símbolos, realizada em argila com instrumentos em formato de concha ou colher. Esses escritos influenciaram até mesmo a Bíblia.
Resumo sobre os sumérios
A sociedade suméria era inicialmente organizada pelos sacerdotes em cada cidade-estado, que tinham como missão agradar os deuses. Para isso, tinham que manter a população como serva. Ao longo do tempo, essa organização mudou e cada uma dessas cidades-estados passou a ter um rei; elas eram cercadas por muralhas e guerreavam muito entre si.
A economia suméria era baseada na agricultura, com plantações de tâmaras, cevada e trigo e criação de animais como gado, ovelhas e cabras. Nas cidades, eram feitos artesanatos e cerâmica.
O governo sumério era descentralizado. Cada cidade-estado era autônoma.
A cultura suméria era baseada, principalmente, no culto aos deuses, pois eles eram politeístas. Destacaram-se muito também na arquitetura, na construção dos zigurates.
A língua dos sumérios foi a primeira do mundo.
A escrita cuneiforme foi inventada pelos sumérios e era feita através de instrumentos com os quais eles cavavam na argila. Existiam mais de 2000 símbolos. A escrita auxiliava muito na contabilidade, ou seja, na economia suméria.
Características dos sumérios
A civilização suméria pode ser caracterizada principalmente por:
• sua organização política em cidades-estados;
• os avanços em arquitetura, comércio e agricultura;
• a invenção do calendário, por volta de 2700 a.C.;
• a criação da escrita cuneiforme;
• a produção agrícola e de artesanato;
• a concepção de um sistema de irrigação;
• o politeísmo.
Língua dos Sumérios
A língua desenvolvida pelos sumérios não tem relação alguma com nenhuma outra que existiu depois dela. É a língua mais antiga do mundo e foi descoberta apenas no século XIX por pesquisadores que foram à região na tentativa de comprovar histórias bíblicas; eles acabaram encontrando todo o alfabeto da escrita cuneiforme.
Curiosidades sobre os Sumérios
Além de todas as criações e descobertas dos sumérios, já mencionadas, eles também fizeram os primeiros livros. Entre eles, um de química, que tratava de questões do universo, como corpos celestes e cálculos matemáticos.
Alguns historiadores defendem que eles inventaram também o primeiro veículo do mundo, que seria feito de rodas puxadas por animais.
Suas tábuas serviram de inspiração para trechos da Bíblia.
https://www.historiadomundo.com.br/sumeria/historia-sumerios.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário