Estaremos homenageando os irmãos que postam com mais frequência neste blog, publicando seus trabalhos durante toda uma semana. O homenageado desta semana é o irmão Newton Agrella, polímata e poliglota, de São Paulo.
É fato que a Lenda é um dos principais componentes do universo maçônico.
Contudo, respeitando a hierarquia dos graus e sobretudo sem irromper no mérito, no significado e no seu conteúdo deixamos apenas registrado que a "Lenda do 3o.Grau" - que constitui-se num dos mais importantes Landmarks (fundamentos) da Maçonaria, tem tido sua integridade fielmente respeitada ao longo de sua existência.
Vale registrar que nenhum rito existe na Maçonaria, em que não sejam expostos os elementos essenciais dessa Lenda.
Porém, no que consiste exatamente uma Lenda ?
A Lenda é uma narrativa, cuja característica mais evidente é a sua transmissão pela tradição oral.
O repertório de uma Lenda obedece uma mescla de episódios e acontecimentos históricos comumente acompanhada de alguns tons e matizes fantasiosos circunstantes a seu tempo e a sua relevância.
Esse caráter um tanto mitológico combina fatos reais e históricos a fatos que são muitas vezes produto da imaginação humana, que por vezes quer imprimir um aspecto grandiloquente a um acontecimento.
Inobstante o caráter relativamente exagerado de que ela se reveste, uma lenda traz na sua essência uma dose significativa de verdade, o que a torna inegavelmente importante para a legitimação do Conhecimento e para a própria sedimentação cultural.
É igualmente importante salientar que com exemplos bem definidos
as Lendas fornecem em inúmeros casos explicações plausíveis, e admissíveis para aquelas coisas que não têm explicações científicas comprovadas, ou para mistérios que transcendem a compreensão humana.
Não é nenhuma impropriedade conceituarmos que a Lenda é uma relativa degeneração do mito.
Ao despojarmo-nos de qualquer radicalismo, devemos levar em conta que uma Lenda não é, e tampouco sugere uma mentira.
Outrossim, tampouco significa uma verdade absoluta.
O que se deve levar em conta é que uma história quando se é contada, transmitida e permanece viva na memória das pessoas sempre evidencia um caráter representativo de fatos verídicos que de algum modo tomaram corpo ao longo da História.
Isso não é um sofisma.
É sim um atestado de circunstâncias defendidos e impregnados na memória humana.
Mesmo com alguns pesquisadores e correntes doutrinárias que se mostram avessas à realidade das Lendas, elas comprovadamente para muitas civilizações são "os livros na memória dos mais sábios".
Eis o porque que a Lenda na Maçonaria possui uma importância inquestionável, pois acima de tudo, ela se traduz como um instrumento de referências e de simbologia do Homem em relação ao Universo que o envolve.
Lenda, Símbolos, Homem e História são relações íntimas para o entendimento da Vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário